idade media

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
A Educação na época do Absolutismo

Durante o Feudalismo, os reis possuíam o poder de direito, mas não de fato. Mas durante toda a Idade Moderna (1453-1789) foi que predominou o regime absolutista de governo, no qual esse poder passava de pai para filho e a nobreza e o clero eram classes que tinham todo privilégio, e era uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderesdo estado em suas mãos.
Os teóricos que mais se destacaram no absolutismo são os autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes.
Nicolau Maquiavel foi o maior expoente, a sua obra que mais se destacou foi O Príncipe que afirma que um rei deve usar de todos o meios para governar: “Os fins justificam os meios”. Jean Bodin afirma que sua obraRepública que o poder do rei tem origem divina, ela destaca que a autoridade do governante emana diretamente de Deus e que não pode ser desposto a não ser por Deus.
Jacques Bossuet se destaca com sua obra Política Segundo as Sagradas Escrituras afirma que o poder do Rei é a vontade de Deus. Já Thomas Hobbes afirma em sua obra Leviatã que o rei deve estar investido de autoridade ilimitada.Absolutismo Inglês e Frances

No Inglês se deu o inicio da Guerra das Duas Rosas (1455-1485) que envolvia as duas maiores famílias poderosas, Lancaster e York. Onde a centralização do regime ocorreu com Henrique VIII, que impôs domínio por completo sobre a nobreza com a ajuda da burguesia. Em 1648, o parlamento e a burguesia deram um golpe na monarquia quando Cromwell assumiu o poder com o titulo deLorde Protetor da Republica.
No Frances o absolutismo não estava totalmente consolidado. Foi com Luís XIII que a monarquia iniciou seu fortalecimento, primeiro controlou a nobreza e depois levou a Franca a participar da Guerra do Trinta Anos na Alemanha. Já com Luís XIV que o absolutismo atingiu seu apogeu, foi construído Palácio de Versalhes, onde o rei Sol vivia no luxo com milhares de pessoas.Com os altos gastos o luxo da corte e as guerras externas levaram o absolutismo francês a decadência.
O absolutismo e a educação

Foi na Franca que o absolutismo encontrou sua expressão mais forte e duradoura. Os reis Filipe Augusto, Luís IX e Filipe IV que consolidaram seu poder contratando mercenários, substituindo obrigações feudais, arrogava o poder de administrar a justiça e restringindo aautoridade papal.
Mas foi nos séculos XVII e XVIII que o absolutismo atingiu seu momento de esplendor. Mais quem se destacou como representante foi Luís XIV, ele encarnou o ideal do absolutismo, orgulhoso e extravagante ele não só acreditava ter recebido de Deus o encargo de reinar, mas como considerar inteiramente que está ligado à sua pessoa a sorte do Estado.
O absolutismo arrecadavaimpostos que era precário, a cobrança era feita por arrecadadores particulares, que espoliavam os mais pobres. Às vésperas da Revolução Francesa, a Franca tinha aproximadamente 25 milhões de habitantes, sendo 20 milhões da zona rural.
A população dividia-se em três classes distintas: O primeiro Estado onde a população era de cerca de 120 mil religiosos, divididos em alto clero. O segundo Estado onde apopulação era de cerca de 350 mil membros da nobreza que era a nobreza palaciana, a nobreza provincial e a nobreza de toga. O terceiro Estado onde a população era de cerca de 98% e abrangia a alta burguesia, a media burguesia e a pequena burguesia que era representada pelo povo (os sans-culottes) e as classes populares rurais (os servos).
Com relação à educação era controlada pelas ordensreligiosas, em especial pelos jesuítas que permaneceu por todo o absolutismo como privilegio dos nobres e dos burgueses mais ricos, onde eles faziam questão de educar os filhos no colégio jesuíta, para que seja igual aos filhos dos nobres. As classes populares em sua maioria viviam em zona rural e não tinham acesso a escola.
Uma escola para poucos

A marginalização dos pobres era beneficiada pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Media
  • a idade media
  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Média
  • Idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!