Icteíicia neonatal

1882 palavras 8 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
MARIA DE LOURDES SILVA DE OLIVEIRA

ICTERÍCIA NEONATAL

Salvador/BA
28 de abril de 2012

MARIA DE LOURDES SILVA DE OLIVEIRA

ICTERÍCIA NEONATAL

Salvador/BA
28 de abril de 2012

INTODUÇÃO

A icterícia é uma das alterações mais freqüentes tanto em recém-nascidos a termo (RNTs) quanto prematuros (RNPTs). Segundo pesquisas, 60 a 70% RNTs e 80 a 90% RNPTs desenvolvem a icterícia que é a manifestação clínica mais evidente da Hiperbilirrubinemia no plasma, pode ser notada quando os níveis séricos de bilirrubina total encontram-se acima de 5-7mg/dl.
O diagnóstico e tratamento precoce da Hiperbilirrubinemia Neonatal são importantes na prevenção de sua principal complicação o kernicterus, uma síndrome neurológica causada devido a deposição de bilirrubina nas células cerebrais que surgem quando os níveis de bilirrubina são maiores que 25mg/dl, com evidência de lesão neuronal e seqüelas motoras graves.
Os tipos de icterícia neonatal são classificados segundo a causa do aparecimento e época em que surge, a saber, hiperbilirrubinemia ou icterícia fisiológica, icterícia patológica, icterícia associada à amamentação (IAA) e a icterícia do leite materno (ILM).
As formas de tratamento da icterícia incluem fototerapia, a exsanguineo transfusão e a utilização de drogas capazes de acelerar o metabolismo e a excreção da bilirrubina. A escolha do tratamento dependerá do nível sérico da bilirrubina, presença de incompatibilidade sanguínea, peso, idade cronológica, co-morbidades associadas, tipo de icterícia, idade gestacional e outros.
A fototerapia é o tratamento mais utilizado na hiperbilirrubinemia do recém nascido (RN), isso se deve ao fato de ser um método não invasivo e de alto impacto na diminuição dos níveis de bilirrubinas plasmáticas, não havendo restrições quanto à maturidade do RN, da presença ou não de hemólise ou do grau de

Relacionados