Há duas áreas de córtex associativo chave que afetam a função sensoriomotora. Descreve cada uma delas, incluindo o seu papel no início e controlo do movimento.

502 palavras 3 páginas
7. Há duas áreas de córtex associativo chave que afetam a função sensoriomotora. Descreve cada uma delas, incluindo o seu papel no início e controlo do movimento.
Resposta – No topo da hierarquia sensoriomotora encontra-se o córtex de associação. Este possui duas áreas principais que, desempenham funções distintas: o córtex parietal posterior e o córtex pré-frontal dorsolateral.
No que diz respeito ao córtex de associação parietal posterior, este desempenha uma função importantíssima na integração de dois tipos de informação. Visto que são necessárias algumas informações antes de um movimento efetivo ser iniciado, o sistema nervoso deve conhecer as posições originais das partes do corpo que devem mexer-se, além das posições de quaisquer objetos externos com que o corpo vá interagir.
O córtex parietal posterior é classificado como um córtex de associação visto que recebe estímulos de entrada de mais de um sistema sensorial, nomeadamente de três, envolvidos na localização do corpo e de objetos externos no espaço: os sistemas visual, auditivo e somatossensorial. Grande parte dos estímulos de saída do córtex parietal posterior vão para áreas do córtex motor localizadas no córtex frontal, para o córtex de associação pré-frontal dorsolateral, para as varias áreas do córtex motor secundário e para o campo ocular frontal (que controla o movimento dos olhos).
Vários deficits sensório-motores podem ser produzidos por lesões no córtex parietal posterior, incluído na perceção, na memória de relações espaciais, no movimento preciso necessário para alcançar objetos, no controle do movimento dos olhos e na atenção. Mesmo assim, a apraxia (transtorno do movimento voluntário onde existe dificuldade em realizar determinados movimentos particularmente os que estão fora do contexto) e a negligência contra lateral (distúrbio da capacidade do individuo responder a estímulos do lado do corpo oposto ao lado da lesão cerebral) são as duas consequências mais marcantes da lesão.

Relacionados