DE que

310 palavras 2 páginas
A história
Batista Minola , um rico mercado da cidade de Pádua , na Itália , tem duas belas filhas. A mais velha , Catarina , conhecida por seu gênio terrível , é brava , briguenta , dá resposta mal-humoradas , desdeha de tudo e de todos. A caçula , Bianca , é doce , gentil e atrai vários pretendentes à sua mão. Mas Batista decide que ela não se casará antes da irmã e a proíbe inclusive de namorar ou mesmo de ser cortejada por seus apaixonados.
A partir disso , as histórias das duas irmãs se entrelaçam. Chega à cidade Lucêncio , com seu criado Trânio. Rico herdeiro de um comerciante de Pisa , Lucêncio vê Bianca e se apaixona por ela. Disfarça-se de professor particular e consegue ser contratado por Batista. Cria assim a oportunidade de cortejá-la durante as aulas. Ao se disfarça , troca de lugar com seu criado Trânio. Este finge ser o rico herdeiro e também se faz de interessado em Bianca. Seu objetivo é afastar os outros apaixonados pela moça e criar situações que beneficiem o verdadeiro Lucêncio. Os outros dois pendentes de Bianca são Hortênsio e Grêmios. Diante da proibição de Batista , decidem arrumar um marido para Catarina , na esperança de que Bianca fique , enfim , livre para aceitar um deles como marido.
Hortêncio fica muito feliz quando se amigo Petrúquio chega a Pádua decidido a se casar com moça rica. Fala de Catarina
No primeiro encontro , Catarina insulta Petrúquio várias vezes. Ele responde como se ela o elogiasse. E declara que se casará com ele no domingo seguinte.
Enquanto isso acontece , Lucêncio tenta conquistar Bianca. Usa um texto em latim em que cada frase , em fingida tradução , é utilizada para se declara à jovem. Bianca não reage com indiferença!

Relacionados