husina de belo monte

325 palavras 2 páginas
A usina Belo Monte será construída no Rio Xingu, estado do Pará, ainda em 2010. A previsão feita pelo ministro das minas e energias, Márcio Zimmerman, vai de encontro às manifestações realizadas por organizações não governamentais que afirmam que os impactos ambientais e sociais causados pela usina estão sendo ignorados pelas autoridades. Em contrapartida, o governo adota a usina Belo Monte como projeto prioritário no setor de energia, pois a mesma que deverá entrar em funcionamento até 2015 beneficiará mais de 26 milhões de brasileiros.
Instalada no Pará, mais especificamente na região de Volta Grande do rio Xingu, a Belo Monte será a terceira a nível mundial e terá uma capacidade de geração energética suficiente para atender milhares de famílias brasileiras. A obra, que tem previsão para ser finalizada em 2019, custará no total cerca de R$ 19 bilhões, o que pode ser visto como exagero para alguns, significa oportunidades para outros, pois com a construção da hidrelétrica, serão gerados por volta de 18 mil empregos diretos, além de mais 23 mil indiretos.
Do ponto de vista ambiental, a usina Belo Monte é vista como maus olhos por ambientalistas, pois a mesma deverá interromper o rio Xingu em um determinado trecho, prejudicando assim a vazão desse rio. Outro ponto que merece destaque é o que alguns estudiosos da área relatam: a vazão do rio Xingu é irregular e insuficiente para suprir uma usina deste porte e por isso a mesma não teria condições de fornecer a quantidade de energia que está sendo esperada.
Entretanto, independentemente dos estudos, discussões e manifestações sobre o assunto, a usina Belo Monte vai ser construída na área e com as dimensões pré – determinadas, neste caso só nos resta esperar e torcer para que as mudanças ambientais que serão provocadas com este projeto, não causem um prejuízo ainda maior.

Relacionados