Hume

Páginas: 2 (441 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2015
CCP – Colégio Cristão Preparatório
2º Bimestre – FILOSOFIA – 2º ano
NOME DO ALUNO: Gabriel de Farias Vergaças


HUME

Hume foi um filosofo, nascido na Escócia, em uma família nobre. Ente seus 14anos estudou literatura e filosofia e teve uma grande influência cultural, cursou faculdade de direito com influência da sua família, e percebeu que não era a sua área e com isso parou a faculdade eacabou se aprofundando seus estudos em filosofia, economia e literatura. Des dos seus 15 anos ele já tinha grandes ideias para escrever seu livro.
Ele foi conhecido pelo seu empirismo filosofo eceticismo, e é o principal filosofo da corrente de pensamento empirista moderna e um dos autores mais importantes da história da filosofia ocidental e o Iluminismo escocês.
Sua obra foi concentrada noobjetivo de implantar nas ciências morais que era defendida por Isaac Newton em seu domínio da astronomia e da física. Ele se baseava no empirismo do Locke com o idealismo de Berkeley e tinha como objetivoque todo seu conhecimento parte e vem dos sentimentos, sendo contra ao racionalismo cartesiano, que falava que o conhecimento era ligado a razão. Suas ideias começaram a ganhar popularidade pelo nomede empirismo psicológico, com isso seu pensamento era que uma palavra só é significativa se tem um correspondente no mundo. Para ele através das impressões criamos imagens que não existem no mundomaterial, como exemplo uma imagem de um anjo.
Como Hume acaba levando um pouco das ideias de Locke e Berkeley, ele acabou criticando o conceito da substancia enquanto Berkeley acabava criticando asubstancia material e a espiritual, também refuta o conceito da alma de Descartes.
Hume criou seu sistema filosófico a partir do princípio que toda a compreensão humana tem origem na experiência, e paradescobrir isso tudo ele tentou descobrir os elementos básicos da mente e concluiu que esses elementos eram as impressões e as ideias. As impressões são sensações básicas, por causa da falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hume
  • Hume
  • Hume
  • Hume
  • Hume
  • Hume
  • hume
  • Hume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!