HUMBERTO OLIVEIRA QUARTAFASE

1670 palavras 7 páginas
Diante dos desafios das vantagens e limitações de um orçamento é desejável que se faça uma avaliação antes de se recomendar a introdução efetiva de um sistema orçamentário em uma empresa de pequeno ou grande porte.
Segundo Frezatti (2007), “o orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício é mais que uma simples estimativa, pois deve estar baseada no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas”. É considerado um dos pilares e uma e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os gestores têm o compromisso especificado e definido no plano estratégico, que acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento.
O orçamento surge como sequencia a montagem do plano estratégico, permitindo forçar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico.
O orçamento geral é composto das seguintes peças o orçamento de vendas, orçamento de produção e dos custos de venda, orçamento de despesas comerciais e administrativas, orçamento do fluxo de caixa, orçamento do resultado, orçamento do balanço patrimonial.
Orçamentos flexíveis ou variáveis existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa o orçamento é fito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais. Para essas variações foram desenvolvidas procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis de operações. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, e qualificados como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operação afetado.
Os pontos positivos do orçamento para a gestão o orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus

Relacionados