Huihui

2420 palavras 10 páginas
As primeiras sociedades

São muitos os pesquisadores que se dedicam ao estudo do passado distante da humanidade, em busca de respostas a seus questionamentos sobre a origem dos seres humanos, as primeiras formas de organização para a sobrevivência, os tipos de alimentos consumidos por nossos ancestrais. Com base nos estudos realizados até o momento, é possível responder a muitas dessas indagações. Mas as respostas não são definitivas. Novas pesquisas podem alterar o conhecimento já produzido e indicar novas resposta a questão: Que problemas e desafios foram enfrentados pelas primeiras sociedades?

Periodização da Pré-história

São muitas as periodizações propostas por diferentes especialistas para o estudo da pré-história. Uma das mais conhecidas baseia-se nas pesquisa do inglês John Lubbock (1834-1913) e distingue pelo menos dois grandes períodos pré- históricos: o Paleolítico, e o Neolítico. É denominado Paleolítico o período em que predominaram as sociedades de coletores e caçadores. Os seres humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de grãos, frutos e raízes. Durante o período conhecido como Neolítico, desenvolveram-se a agricultura e a criação de animais_ as sociedades passaram a produzr seus alimentos.

Paleolítico

O paleolítico abrange cerca de 99 porcento do tempo da existência das sociedades humanas. Seu inicio é marcado pelos surgimentos dos primeiros hominídeos e estende-se até aproximadamente 8000 a.C. Durante esse período, os seres humanos de diferentes regiões do mundo (África, Europa, Oriente Médio, Ásia, América) confeccionaram suas primeiras ferramentas_ instrumentos feitos de madeira, ossos, chifres, e pedras lascadas. O processo que levou á construção desses instrumentos teve, provavelmente, três grandes fases. Supõe- se que, no inicio, os humanos utilizavam os materiais que tinham ao seu redor_ osso, madeira ou pedra, por exemplo. Depois, casualmente, começaram a confeccionar os

Relacionados

  • Catapultas
    3629 palavras | 15 páginas
  • Oi dddddddddddddddddddddddddd
    257 palavras | 2 páginas
  • Resumo sobre vida e obra de arquimedes
    2428 palavras | 10 páginas
  • A legalidade do Poker
    17457 palavras | 70 páginas