huhuhui

1056 palavras 5 páginas
O IMPÉRIO MCDONALD E A MCDONALIZAÇÃO DA SOCIEDADE:
ALIMENTAÇÃO, CULTURA E PODER.
História da Alimentação, Cultura e Poder.
A questão da alimentação está relacionada sobre a evolução da sociedade.
A formação do gosto alimentar e o nosso comportamento referente à comida vão além do biológico e do nutricional,o alimento constitui uma categoria histórica, pois os padrões de permanência e mudanças dos hábitos e práticas alimentares são ligados aos fenômenos de ordem cultural.
Diante de um quadro de acentuado desenvolvimento capitalista, e diante de uma nova sociedade do trabalho, se sobressai uma nova concepção de tempo, ligado não apenas à produção, mas também ao lazer e prazer. Desta forma estavam dadas as condições para o surgimento do Sistema Fast Food ou a cozinha compartimentada, que bem cedo iria impor a sua dominação alimentar em termos econômico, social, político e cultural, embalada por uma grande explosão de consumo.

O Fast Food constitui uma forma de distribuição de produtos cozinhados industrialmente e de serviços de restaurantes rápidos, organizados de maneira taylorista cujo produto básico é o hambúrguer, logo após o término da Segunda Grande Guerra. Em 1937, os irmãos Maurice e Richard Macdonald americanos, abrem o seu primeiro drive-in restaurant e começam a vender hot-dogs, aproveitando assim a crescente dependência dos californianos em relação ao carro”
Em 1948 os irmãos Mc Donald conceberam a idéia do “Speedy Service System”, isto é, hambúrger vendidos a 15 cents de dólar, principalmente às famílias pobres, servidos sem talheres e pratos, em sacos de papel, acompanhados de pratos e copos de papelão. E no drive-in, as garçonetes se deslocavam de saias curtas e em patins, para irem mais rapidamente ao atendimento. Os objetivos dos irmãos McDonald, ao renovarem totalmente a empresa, foram: redução nos preços, aumento na velocidade do preparo e do servir, e a elevação do volume de vendas. Para tanto, implantaram uma

Relacionados

  • HUHUHUI
    868 palavras | 4 páginas