Https Doc 0o 7o Apps Viewer

610 palavras 3 páginas
Balanços Sucessivos

Prof. Ms. Damião Felipe Clemente Filho

Objetivo: Apresentar as técnicas de escrituração contábil: Balanços Sucessivos.
A abordagem de Balanços Sucessivos demonstra a constituição de um patrimônio e a alteração do mesmo a cada transação ocorrida, ou seja, a elaboração de um balanço para cada nova operação.
A técnica de balanços sucessivos utiliza o conceito de origens e aplicações de recursos. Para tanto, serão colocadas algumas situações de alteração da composição de um capital inicial e sua representação patrimonial a cada alteração ocorrida.

Situação 1: Na Cia. Profit, os três sócios colocaram o capital inicial ($50.000) para dar origem a empresa. Criou-se então a figura da origem do capital próprio, sendo que o valor total correspondente estava aplicado, naquele momento em numerário correspondendo ao caixa da empresa. Ao demonstrar essa situação no balanço patrimonial da Cia. Profit no momento de sua criação temos:
Situação 1 – Balanço Patrimonial CIA. Profit
ATIVO
$
PASSIVO
Caixa

$

Patrimônio Líquido
Capital

Total

Total

Situação 2: Continuando as operações da empresa, os sócios resolvem comprar estoques para posterior revenda. Nesse momento, utilizam parte do valor que estava no caixa ($20.000) para a referida compra. Ao utilizarmos a técnica de balanços sucessivos, vamos representar a situação patrimonial a cada transação ocorrida, ou seja, a cada fato que altera a posição inicial. Assim, na situação 2, vamos ter a seguinte representação patrimonial:
Situação 2 – Balanço Patrimonial CIA. Profit
ATIVO
$
PASSIVO
Caixa
Estoque
Patrimônio Líquido
Capital

Total

Total

$

Situação 3: Os sócios resolveram investir na compra de um balcão e prateleiras para acomodar o estoque, no valor total de $15.000. Essa compra foi feita mediante um acordo com o fornecedor
(quem disponibilizou o bem) para que o pagamento fosse efetuado em 18 meses, sendo que o mesmo emitiu títulos para recebimentos mensais. Como a contabilidade trabalha com o conceito

Relacionados