htgdgerwre

600 palavras 3 páginas
Ecos da Globalização. Hermes Marques Damasceno Neto
A globalização não é um conceito novo e muito menos uma atividade inédita em relação as nossas atividades ao decorrer da História, homem torna-se global a partir do momento em que o mesmo tenta integrar novos elementos de outras culturas na sua seja ela qual for comidas bebidas vestuários, e até mesmo conceitos de vida, peguemos como exemplo o período medieval onde se descobre uma rota para a china chamada rata da ceda. Isso ligaria para sempre o oriente ao ocidente, muitos autores defendem que a globalização começa ali.
Mas que conseqüências essa globalização causa? Ao longo da historia podemos observar vários episódios que sobre essas conseqüências da globalização, como extermino de grandes nações como ocorreu na própria conquista da America onde as populações foram devastadas por esse conta com o povo europeu de norte ao estremo sul das Américas.
Mas qual a causa primordial da globalização ? arisco dizer que não é uma palavra resume muito bem isso ganância. Esse desejo de viver bem de ter coisas para uma vida confortável lança o homem a buscar cada vez mais longe o que deseja podemos vê isso nas grandes navegações onde os pioneiros foram os povos da ibéricos, que por um desejo incontrolável por produtos foram capazes de ariscar a vida para conseguirem seus objetivos.
Com isso podemos pensar e teorizar sobre a construção de um novo mundo pois antes tínhamos um mundo segregado e menor do ponto de vista dos que viviam nesse período onde não tínhamos uma globalização tão acentuada como hoje.

“considerando o que atualmente se verifica no plano empírico, podemos, em primeiro lugar, reconhecer um certo numero de fatos novos indicativos de uma nova historia. O primeiro desses fenômenos é a enorme mistura de povos, raças, culturas, gostos, em todos os continentes, a isso se acrescenta, graças aos progressos da informação..” (Milton Santos – Por

Relacionados