HPV-DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍSSIVEIS

2653 palavras 11 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

HPV é a sigla de um vírus muito comum que afeta os humanos, o Papilomavírus Humano (Human Papillomavirus). Hoje são conhecidos mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que 40 predominam nos órgãos genitais. Os papilomavírus são conhecidos como causadores de tumores benignos (papilomas, verrugas comuns e condilomas). Podem ser transmitidos para qualquer célula da pele ou das mucosas pelo contato, sendo a relação sexual a forma principal de transmissão do vírus na região genital tanto feminina quanto masculina. As regiões mais atingidas são colo do útero, ânus, vulva, pênis, paredes internas na vagina, além da cavidade oral, orofaringe e laringe. Nos homens, a manifestação clínica mais comum da infecção por HPV são as verrugas genitais e anais. Nas mulheres, além das verrugas genitais, é o causador de diversos graus de neoplasia no colo do útero, sendo responsável pelo câncer. Em torno de 20% das mulheres saudáveis (quase metade das muito jovens) tem infecção pelo HPV que é quase sempre assintomática. Uma pequena proporção destas mulheres desenvolverá alguma lesão causada pelo HPV que, se não for tratada, poderá resultar em câncer de colo do útero, em geral 10 ou 20 anos após a infecção pelo HPV.
O câncer de colo de útero é o segundo câncer feminino que mais mata no Brasil. Em algumas regiões do país, é também o câncer mais comum entre mulheres. Embora o teste de Papanicolau seja altamente efetivo no diagnóstico precoce e na prevenção do câncer invasivo do colo do útero, a falta de regularidade na realização destes exames preventivos e as baixas taxas de cobertura no país, resultam em taxas de mortalidade e incidência que se mantém ao longo dos anos e continuam elevadas quando comparadas com países mais desenvolvidos (CAMPANER,2013).

2 HPV

O papilomavírus humano, conhecido também como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas e afeta tanto homens quanto mulheres.

Relacionados