456789043

4306 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina

“LETRAMENTO

E

ALFABETIZAÇÃO”, sob orientação do professor-tutor a distância FERNANDA
TAMBORIM MONTEZ BORGES..

RIBEIRÃO PRETO
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS NA SALA DE AULA
PARA A ALFABETIZAÇÃO.
É de extrema importância que os educadores se empenhem em incentivar a leitura e a escrita em sala de aula fazendo com que a criança coloque sentido no que estão lendo e escrevendo, o professor deve incentivar os seus alunos a terem contato com a escrita e a leitura o tempo inteiro com reuniões com os pais, até porque, a família também é responsável pela formação e aprendizado do aluno é um dever da família e da escola. É importante reuniões com os pais, desde a iniciação escolar maternal até o ensino médio dos alunos incentivando o habito há leitura em casa com a família mostrando que cada texto tem sua importância.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS FASES
INICIAIS.
O grande desafio do professor é garantir que as crianças aprendam a ler e a escrever assim que entram na escola.
É importante que o professor introduza textos de leituras e faça com que o aluno se interesse pelos textos lidos, fazendo pergunta sobre o assunto que está sendo abordado nas leituras dadas, deve se valorizar o uso da língua em diversos contextos. É importante que, o professor alfabetizador saiba compreender o raciocínio da criança e assim orientá-las com maior facilidade e obter sucesso em seu aprendizado.

A LEITURA SEM TEXTO.
A construção da leitura sem texto é importante porque podemos incentivar os alunos a criarem suas próprias histórias a construir histórias a partir de cada forma de história.
POESIAS.
Tem sentimentos e expressam sentimentos infantis também.
Introduzir na

Relacionados