hortas verdes

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2013
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pós Graduação em Perícia Ambiental








Disciplina de Indicadores Antrópicos









Prof.: Simone
Aluno: Heitor Rasmussen Ribeiro
Goiânia 01/10/2012
Desde a década de 1950, quando se iniciou a “revolução verde”, foram observadas profundas mudanças no processo tradicional de trabalho na agricultura bem como em seus impactossobre o ambiente e a saúde humana (Moreira et al., 2002). Apostou-se pesado no desenvolvimento de novas tecnologias baseadas no uso intensivo de agentes químicos para o controle biológico de pragas. Porem esses avanços não foram precedidos, com igual eficiência, por politicas que qualificassem propriamente o trabalhador rural tornando-o capaz de avaliar os riscos inerentes a estes tipos de praticas.Principalmente a partir da década de 70, com os grandes fluxos migratórios do meio rural para o urbano e uma economia grandemente apoiada nas exportações agropecuárias (39% da balança comercial brasileira segundo dados de 1996 do Ministério do Meio Ambiente), houve uma grande pressão por parte do mercado interno e externo por uma produção cada vez maior e acelerada apelando muitas vezes para ouso indiscriminado de agrotóxicos.
Estima-se que em dados globais o consumo de agrotóxicos tenha a ordem de e 2,5 a 3 milhões de toneladas/ano (Agrofit, 1998), e que esse crescimento não assistido de maneira correta seja responsável, na estimativa mais baixa, pela contaminação de cerca de 3% dos trabalhadores rurais brasileiros que convivem diretamente com agentes químicos de controle biológico(Almeida & Garcia, 1991; Faria et al., 2000; Gonzaga et al., 1992).
Como caráter agravante, aliam-se a estas estatísticas o baixo grau de escolaridade e de qualidade de ensino na zona rural, a carência de saneamento básico, dificuldades financeiras, entre outros. O trabalhador e sua família, diante das pressões de um mercado exigente, encontram-se exposto a todo nível de contaminação, seja eladireta e/ou indireta (Bowles & Webster, 1995).
Segundo Campanhola et al. (1998) , o problema tende a tomar proporções maiores quando leva-se em conta as vias de contaminação indiretas. A depender do tipo de cultura, tem-se aquelas caracterizadas pela extensão que ocupam e aquelas pelo sistema de manejo intensivo. A primeira tende a cobrir grandes áreas gerando um volume total de resíduoscontaminantes no solo, agua, ar e biota muito grande. A segunda, devido ao sistema intensivo, é caracterizada pelo emprego de um grande volume por unidade de área, o que gera cargas significativas localizadas de resíduos de insumos agrícolas.
Dados recentes mostram uma escalada, ainda que desacelerada pelas politicas de controle brasileiras, da utilização de insumos agrícolas. Estes mesmos dados aindaapontam para outro paradoxo: enquanto por um lado o governo incentiva e financia constantes produções recordes na agricultura e firma politicas que garantam uma alimentação melhor e equilibrada com hortaliças nas mesas de todos os brasileiros, o mesmo não possui ferramentas eficientes quanto a fiscalização e controle dos meios empregados para que se corresponda a todas essas expectativas. Em 2008,estima-se que o consumo de insumos agrícolas em hortaliças em comparação com a cultura de soja, por exemplo, tenha flutuado entre 8 a 16 vezes mais. Independente de serem exageradas ou conservadoras, todos os dados aportam para uma perspectiva alarmante: o risco que todos estão expostos quanto à contaminação e todos os males advindos do consumo de defensivos agrícolas (Almeida t al., 2009).Dentre inúmeras alternativas que possam reverter esse quadro alarmante, desde um controle maior na venda de agrotóxicos, ao desenvolvimento de técnicas de manejo e tecnologias mais eficientes de combate a pragas e que imprimam maior produtividade nos campos brasileiros, estão as hortas urbanas, mais especificamente as caseiras e orgânicas.
Segundo SEBRAE:
“Agricultura orgânica é o sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Horta
  • horta
  • Horta
  • Hortas
  • a minha horta
  • horta
  • HORTA
  • horta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!