Hortali as e Agrot xicos

2831 palavras 12 páginas
Hortaliças e Agrotóxicos
Este artigo expõe os resultados e analises de uma investigação efetuada em 25 propriedades produtoras de hortaliças no município de Arapiraca (Alagoas), sobre o perfil socioeconômico dos horticultores e os principais agrotóxicos utilizados; as praticas de uso desses produtos e a percepção das politicas publica sob a ótica dos horticultores; bem como a concepção destes quanto aos agrotóxicos. Foram realizadas pesquisas de campo e entrevistas semiestruturadas a 25 horticultores. Constatou-se, por exemplo, que 56% dos entrevistados possuem somente o ensino fundamental incompleto; os agrotóxicos fungicidas mais utilizados são das classes III e IV e os inseticidas, das classes II e III. Quanto as praticas de uso, 52% dos horticultores nunca utilizam equipamento de proteção individual; 76% jogam as embalagens dos agrotóxicos no lixo domestico, enterram próximas as suas residências ou as queimam; 64% aplicam os agrotóxicos de uma a duas vezes por semana. Sobre as politicas publicas 72% relatam nunca ter participado de treinamento/instrução sobre o manejo e os cuidados com os agrotóxicos. Conclui-se que, a baixa escolaridade e a pouca informação podem justificar o uso indiscriminado dos agrotóxicos, resultando no aumento dos riscos a saúde publica e ao ambiente.
Localização da Área de Estudo
O município de Arapiraca (S 9° 45′ 6″ e W 36° 39′ 37″) situa-se na região agreste e na parte central do estado de Alagoas, ocupa uma área em torno de 351,48 Km2 e possui 214.067 habitantes, sendo 32.502 residentes na zona rural (IBGE, 2010). Segundo o Dossiê Urbano Habitacional e Ambiental de Arapiraca (ARAPIRACA, 2004) o município esta a 264 m de altitude e 136 km de distancia de Maceió.
Com o declínio do cultivo histórico da monocultura do fumo entre os anos de 1980 e 1990, principal base econômica do município que contribuiu para seu titulo de “capital brasileira do fumo”, foi introduzida em Arapiraca outra base econômica, representada pelo plantio de

Relacionados

  • Reconhecimento do mercado regional - produtos orgânicos
    6180 palavras | 25 páginas
  • matemática
    28700 palavras | 115 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas