horacio quiroga

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Analisando letra: Ideologia (Cazuza)


Meu partido é um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Nesses versos, o poeta faz uma alusão entre partido politico e coração partido, mostrando o quão estava infeliz e insatisfeito com a atual politica do país, e o quanto se iludiu por acreditar na mudança da mesma.

Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acreditoEu nem acredito
Ah! eu nem acredito...
Esse trecho me da a ideia de traição, talvez o poeta aqui, queria demostrar, que se sentia traído, enganado, por ver seus sonhos e tudo aquilo em que acreditou ou acreditava ir por água a baixo. Na quela época, havia um sonho pós ditadura, uma crença em dias melhores e que a democracia resolveria todos os problemas do país.

Em uma entrevista Cazuza diz:A música, por sua vez, é muito pessimista, porque, na verdade, é a história da minha geração, a de 30 anos, que viveu o vazio todo. É meio amarga porque a gente achava que ia mudar o mundo mesmo e o Brasil está igual; bateu uma enorme frustração. Nossos conceitos sobre sexo, comportamento, virou alguma coisa, mas deixamos muito pelo caminho. A gente batalhou tanto e agora? Onde chegamos? Nossageração ficou em que pé?"

Essa entrevista deixa bem clara essa assentação de sonhos vendidos a troco de nada (barato), que o poeta sentia.

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...
Aqui ele deixa mais claro ainda a ideia de que tudo aquilo em que creditou e lutou, tinha se perdido. Cazuza disparava contra a burguesia da época,mencionando nessa frase, de modo obscuro, o fato de que ele nascera no berço da sociedade cultural endinheirada carioca, se rebelou contra ela por uns tempos e depois, voltou a circular pelas festas da nata da elite carioca, há também fortes indícios de que ele esteja mencionando uma boate de São Paulo, chamada Grand Monde, do mesmo dono do Val Improviso, de “Só as mães são felizes”, ambas, boates deTransexuais e Gays, frequentadas por milionários, políticos e artistas da década de 80 Cazuza frequentava o submundo da Boca do Luxo em Sampa, e ao frequentar esse lugar ele reafirma que foi derrotado pelo poder e passa comemorar com eles a desigualdade social.

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Aqui, claramente o poeta referencia e reverencia Jim Morrison, JanisJoplin, Jimi Hendrix, entre muitos outros que na década de 70 perderam suas vidas por overdose de drogas e álcool, fazendo uso da licença poética, Cazuza associa os trechos em síntese, narrando o momento (na época), como quem se queixava de que: seus grandes artistas e referências se perderam para as drogas enquanto que aqueles que reprovava estavam no poder, e havia muito pouco que pudesse serfeito.

Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...
IDEOLOGIA: Conjunto de valores que funde ideais políticos, estilo escolhido de vida, valores morais e conceitos pessoais, que norteiam a escolha de qual lado se vai estar, especialmente em sociedades profundamente desiguais, como era e ainda é a sociedade brasileira. Mencionar “eu quero UMA pra viver” indica queCazuza se via confuso e desiludido com o andamento do país e que tinha mudado tantas vezes de “ideia”, que, sentia-se compelido a buscar um lugar que pudesse identificar como seu naquele panorama. Coisa difícil de ser conseguida com uma sequencia desastrosa de governos de: Itamar, Sarney e Collor, planos econômicos absurdos, confiscos de poupança e especialmente por uma sociedade apática que nãoreagia diante de desigualdades inacreditáveis e resquícios de ditadura; para piorar, a energia artística do Rock na época se esvaia, tornando a visão geral da coisa toda, no mínimo tenebrosa, restando a ele se confortar com a verdade de que ser artista e genial, não muda em quase nada certos mecanismos.

O meu prazer
Agora é risco de vida
Ao vivo Cazuza cantava essa frase com a seguinte letra:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Horacio Quiroga
  • Horácio quiroga
  • Horacio quiroga guerra de los yacares
  • Análise de três contos de horacio quiroga: características da morte
  • Resenha livro "cuentos de la selva" de horacio quiroga
  • Análisis del cuento “la gallina degollada” de horacio quiroga
  • Horácio
  • horacio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!