Homonização toykuba cyber cafe Matalongo

3980 palavras 16 páginas
Introdução
Hominização – é um processo biológico evolutivo através do qual o Homem (Homo Sapiens) se distingue, progressivamente, através de mutações e seleção natural, das espécies que descende. Esta evolução ocorre tanto a nível físico como a nível intelectual. A evolução dos primatas caracteriza-se por um aumento do volume cerebral e pelo desenvolvimento das respectivas faculdades (sendo uma delas a linguagem, a distinção do polegar e a verticalidade). Todas estas modificações se devem à evolução climática e morfológica do planeta.

Hominização

A hominização é o processo evolutivo que conduziu, a partir de um primata ainda desconhecido, à forma atual do homem, quer física quer intelectualmente. A paleontologia é a ciência que evidenciou as leis gerais segundo as quais esta evolução se parece ter efetuado. Os primatas podem dividir-se em diversos grupos, que descendem de um antepassado comum. Cada um destes grupos evoluiu em determinada direção, tendendo a uma especialização cada vez maior.

A evolução destes primatas caracteriza-se por um aumento do volume cerebral e pelo desenvolvimento das respetivas faculdades. No final do Terciário, o ramo dos antropomórficos ter-se-á separado dos antropoides.

Alguns autores, como Teilhard de Chardin, colocam esta separação numa fase do Terciário bastante anterior. Outros autores propõem ainda a separação dos australantropos da linha que conduziu ao homem, colocando-os num ramo da evolução divergente e sem prossecução.Um aspeto muito importante para poder contextualizar a evolução do homem é o da evolução climática e morfológica do planeta. Há cerca de 40 milhões de anos, grande parte da Terra estava coberta por florestas de tipo tropical e o clima era quente e húmido. Os mamíferos consistiam principalmente em pequenas criaturas que, ao contrário dos répteis, podiam manter constante a temperatura do corpo. Há 35 milhões de anos, o

Relacionados