Homem e sociedade

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
A máscara
|
A máscara não é específica do Carnaval. Tem origem religiosa, e ainda hoje, em África, por exemplo, conserva o sentido primordial: homem que envergue a máscara do crocodilo é oespírito do crocodilo - a máscara manifesta a divindade e transmite ao portador todo o seu poder. Estes aspectos foram-se esquecendo paulatinamente noutras culturas. Quando passa para o teatro, grego eromano, já o sagrado desapareceu e a identificação faz-se entre actor e personagem, ou entre máscara e personagem, que aliás são o mesmo vocábulo em latim: persona.
Há muitas máscaras, tantas quantasas ocasiões e os destinos. Nem sequer se restringem aos grupos humanos, entre os animais também é possível falar delas, com outros nomes, evidentemente. Desde a máscara anti-gás à usada peloapicultor, desde a máscara em fotografia à de simples adorno, desde a máscara de oxigénio à de beleza, desde a máscara funerária à imagem de marca de um político ou de um artista, desde a máscara de esgrimaà heteronimia pessoana, o seu uso é muito extenso no tempo e no espaço. É tão remota a sua origem e tão constante a sua presença no mundo vivo que se diria biológica. Certos animais escondem-se porsua própria vontade, como os cães, outros vivem ocultos sem saberem disso, como se usassem máscara. Pode ser uma máscara de cores garridas, que nem sequer conseguem ver, mas é um sinal de perigo parahomens e outros predadores, pode ser tão críptica que se mimetizam com o chão, as folhas, os troncos de árvore. logo entenderá o que é a cripsis: as folhas secas mascaram o que se oculta nelas.Símbolos.
Ás vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a se tornar um símbolo de caráter enganoso. Vemos isso nas histórias em quadrinhos a máscara não esconde somente a identidade, mastransforma a vida de quem a possui. Os super-hérois colocam as máscaras e se transformam naquilo que não são na frente dos outros.
Principais funções de uma máscara:
* disfarce;
* símbolo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem sociedade
  • Homem e Sociedade
  • O homem na sociedade
  • homem e sociedade
  • homem e sociedade
  • Homem Sociedade
  • Homem e sociedade
  • Homem e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!