Homem e Sociedade

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Resumo da prova de Homem e Sociedade
1) Antecedentes históricos do conceito de cultura
Culture, que “tomado em seu amplo sentindo etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
-Possuidor de um tesouro de signos que tem a faculdade de multiplicarinfinitamente, o homem é capaz de assegurar a retenção de suas ideias eruditas, comunicá-las para outros homens e transmiti-los para os seus descendentes como uma herança sempre crescente. Basta apenas a retirada da palavra erudita para que esta afirmação de Turgot possa ser considerada uma definição aceitável do conceito de cultura.
Tylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudoaquilo que independe de uma transmissão genética. O homem é o único ser possuidor de cultura. Em suma, a nossa espécie tinha conseguido, no decorrer de sua evolução, estabelecer uma distinção de gênero e não apenas de grau em relação aos demais seres vivos.
A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico, como vimos, pertence à Tylor demonstra que Cultura podeser objeto de um estudo sistemático, pois se trata de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capaz de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
2) Ideias sobre a origem da cultura = Qual é a origem da cultura?
O homem adquiriu ou produziu a cultura a partir do momento em que o seu cérebro sofreumodificação pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de assim proceder.
Para perceber o significado de um símbolo é necessário conhecer a cultura que o criou. Acultura apareceu de repente, num dado momento, um verdadeiro salto da natureza na humanidade; a que implica aceitação de um ponto crítico (Kroeber) um acontecimento súbito (uma alternação urgência que deu ao homem a capacidade de exprimir-se,aprender, ensinar e etc.).
3) Teorias modernas sobre cultura
- Teoria do ponto critico é considerada como uma impossibilidade científica, pois a natureza humana não age por salto.
- Teoria do conhecimento científico atual está convencida de que o salto da natureza humana foi contínua e incrivelmente lento.

4) As duas concepções básicas de cultura e o sentido comum
A primeira dessasconcepções preocupa-se com todos os aspectos de uma realidade social. Assim, cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. Podemos assim falar na cultura francesa ou na cultura xavante. Do mesmo modo falamos na cultura camponesa ou então na cultura dos antigos astecas. Nesses casos, cultura refere-se a realidadessociais bem distintas. No entanto, o sentido em que se fala de cultura é o mesmo: em cada caso dar conta das características dos agrupamentos a que se refere, preocupando-se com a totalidade dessas características, digam elas respeito às maneiras de conceber e organizar a vida social ou a seus aspectos materiais. (...) Vamos à segunda. Neste caso, quando falamos em cultura, estamos nos referindomais especificamente ao conhecimento, às ideias e crenças, assim como às maneiras como eles existem na vida social. Observem que mesmo aqui a referência à totalidade de características de uma realidade social está presente, já que não se pode falar em conhecimento, ideias, crenças sem pensar na sociedade à qual se referem. Sentido comum: Associada ao estudo, educação, manifestações artísticas,rádio, televisão, cinema, festas e cerimonias tradicionais, comida, idioma e etc...
5) Diversidade Cultural
Resultado de desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
São diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem sociedade
  • Homem e Sociedade
  • O homem na sociedade
  • homem e sociedade
  • homem e sociedade
  • Homem Sociedade
  • Homem e sociedade
  • Homem e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!