homem cultura e sociedade

Páginas: 17 (4110 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FACULDADE PITAGORAS














HETEROGENIDADE CULTURAL NAS REGIÕES BRASILEIRAS
(NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUL, SUDESTE).
















SÃO LUIS-MA
2013

Alana Coelho
Lenilde Viegas
Leandra Muniz
Rosana da Cruz
Josias Dorneles














HETEROGENIDADE CULTURAL NAS REGIÕES BRASILEIRAS
(NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUL,SUDESTE).

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Ambiental da disciplina Homem, cultura e sociedade para a obtenção da nota parcial 2°.













São LUÍS-MA
2013
INTRODUÇÃO
A diversidade cultural faz alusão à convivência e interação entre diferentes culturas. A existência de múltiplas culturas é considerada como um ativo importante da humanidade pelo fato de contribuirpara o conhecimento. Cada pessoa, por outro lado, tem o direito a que a sua cultura seja respeitada tanto por outras pessoas como pelas autoridades.
Há vários tipos de cultura, tais como: as linguagens, as danças, o vestuário, a religião dentre outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. Pessoas que poralgumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura de Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. A cultura insere o indivíduo num meio social e, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Assim, veremos a seguir neste trabalho aheterogeneidade cultural nas regiões brasileira no que diz respeito aos costumes, crenças, festividades, lendas e comidas típicas.

















HETEROGENIDADE CULTURAL NAS REGIÕES BRASILEIRAS
(NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUL, SUDESTE).

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestaçõesreligiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros,contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.

CULTURA REGIÃO NORTE
A região norte é rica em aspectos culturais. A presença indígena ainda é muito forte e isso faz com a região cultive várias lendas e festas de origem indígena. Também carrega alguns elementos de outros Estados, já que no passado houveuma grande migração de gaúchos, paulistas e até europeus e africanos. Sendo assim, são várias as manifestações culturais presentes nessa parte do Brasil.
Talvez uma das maiores e mais conhecidas seja o Festival de Parintins, realizado todos os anos. A festa gira em torno da disputa entre dois bois: o Garantido (representado pela cor vermelha) e o Caprichoso (representado pela cor azul). São osdesfiles dos dois “bois” no último final de semana do mês de junho. Ao todo, são 27 vitórias do boi Garantido e 19 do Caprichoso. É uma festa de três noites de apresentações e envolve toda a cidade turística de Parintins-AM, além de atrair pessoas do Brasil e do mundo para assistir ao espetáculo. A festa nasceu a partir da influência de imigrantes nordestinos que trouxeram a lenda “Bumba-meu-Boi” e érealizado desde 1966. Atualmente o local das apresentações é um espaço especialmente destinado à festa: uma arena chamada de Bumbódromo.
A festa se parece um pouco com o esquema do carnaval: cada um dos bois desfila com sua própria música, há encenações ao longo do percurso e fantasias. Uma peculiaridade marcante é a essencial de sempre valorizar a cultura local.
O evento e a rivalidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem, cultura e sociedade
  • Homem Cultura e Sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
  • Homens, Cultura e sociedade
  • Homem CUltura e Sociedade
  • Homem Cultura E Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!