Homem Cultura e Sociedade

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Plano de Ensino


Curso: Fisioterapia

Disciplina: Homem, Cultura e Sociedade
Semestre: 1°

Docente: Ivanir Luzia Mais

Coordenador(a): Karine Muniz Ponticelli
Carga Horária Total: 60
Carga Horária Semanal: 3
Carga Horária em Atividades de Aprendizagem Teórico/Prática: 48
Carga Horária em Atividades de Aprendizagem Orientada: 12
Perfil do profissional: Atuar napromoção, prevenção e manutenção da saúde do ser humano e na reabilitação cinético-funcional individual e coletiva utilizando Métodos e técnicas fisioterapêuticas.

Ementa: A formação do pensamento ocidental. O homem e a sociedade. O homem enquanto produtor e produto da cultura. As relações étnico-raciais e a luta antirracista do movimento negro do Brasil.
Competências

Preparar pessoas para apostura reflexiva e analítica na dimensão social e ética que envolve os aspectos de diversidade étnico-racial e cultural, gêneros, classes sociais, escolhas sexuais, entre outros.
Reduzir resistências a mudanças, ter capacidade de adaptação às novas situações e saber enfrentar/lidar com situações em constantes mudanças;
Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social eambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
Interpretar as relações entre homem, cultura e natureza no contexto temporal e espacial;
Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com respeito às culturas autóctones e à biodiversidade.


Habilidades
Analisar eInterpretar; Pesquisar; Raciocinar de forma crítica e analítica; Ser criativo; Trabalhar em equipe multiprofissional; Raciocinar de forma lógica; Comunicar.

Justificativa da Disciplina
Hoje a sociedade necessita que o egresso do ensino superior tenha um referencial teórico que promova competências para compreender, atuar e interferir na sociedade em que vive. Para isso é preciso que elecompreenda a estrutura de tal sociedade e a forma de ligação parte-todo no universo social. É imprescindível ainda, que esse profissional possa respaldar seu referencial teórico-analítico na sociedade atual (mundializada e globalizada), em seu contexto local (a sociedade brasileira), a fim de poder analisar e criticar essa sociedade de forma ampla.


Objetivo Geral
Propiciar ao aluno condições paraque possa se construir como sujeito autônomo, capaz de agir e decidir de forma responsável dentro do ambiente social, na perspectiva pessoal e coletiva.
Objetivo Específico
Promover a reflexão filosófica, através dos questionamentos e da formulação de argumentos a partir da análise do momento histórico atual com seus problemas e desafios humanos e sociais. Ler textos de diferentes estruturas eregistro e elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo. Participar do confronto de posições por meio de um debate, com tomada, defesa e mudança de posições em função da exposição de argumentos. Buscar a construção de uma visão interdisciplinar sobre os conteúdos específicos das diferentes áreas. Desenvolver um trabalho de responsabilidade com a formação do acadêmico como ser humano,na perspectiva da melhoria da vida pessoal e social.


Unidades de Ensino

UE – A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO OCIDENTAL- 30 HORAS

TEMA- O pensamento mitológico
Conteúdo: Definição de mito
Conteúdo: Natureza do mito
Conteúdo: função do mito

TEMA – O pensamento clássico
Conteúdo: O convencionalismo e relativismo dos sofistas
Conteúdo: A maiêutica socrática
Conteúdo: O racionalismoplatônico e o mundo das ideias
Conteúdo: A lógica aristotélica e formação dos conceitos universais

TEMA- O pensamento medieval
Conteúdo: Transição da Idade Média para Idade Moderna
Conteúdo: Agostinho e a revelação divina como fonte de conhecimento
Conteúdo: Tomás de Aquino e a busca pela conciliação entre fé e razão

TEMA: O pensamento moderno
Conteúdo: Transição da Idade Média para Idade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem, cultura e sociedade
  • Homem Cultura e Sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
  • Homens, Cultura e sociedade
  • Homem CUltura e Sociedade
  • Homem Cultura E Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!