Hollywoodismo

515 palavras 3 páginas
Hollywood exerceu poderosa influencia sobre as tendências, penteados e maquiagem dos anos 1930. Os produtores consideravam o figurino uma peça central para o sucesso de um filme; segundo Samuel Goldwyn, as mulheres iam ao cinema"primeiro,para ver as imagens e estrelas, e segundo, para conferir as novidades da moda".
De inicio, o cinema voltou-se para Paris a fim de buscar referências, mas isso se tornou um dilema; as mudanças na moda poderiam tornar um filme desatualizado de uma hora para outra. Depois de um esperado rebaixamento nas barras dos vestidos no final da década de 1920, medidas preventivas haviam sido tomadas para garantir que Hollywood nunca fosse pega de surpresa novamente. Apesar de alguns estilistas de Paris (principalmente Elsa Schiaparelli) terem formado relações sólidas com os estúdios de produção. a Meca do cinema tentou construir seu nicho próprio de estilo.
Modelos de Schiaperelli

Hollywood formou e promoveu seus Próprios estilistas, que se tornaram grandes nomes da moda por mérito próprio. Travis Banton e Edith, da Paramount, Orry Kelly, da Warner Brothers, e Adrian, do MGM, figuravam entre os mais bem-sucedidos.
A relação entre Hollywood e a indústria da moda estava longe do laissez-faire: desenvolveu-se rapidamente uma estrutura comercial para faturar em cima do lucrativo fascínio popular pelo estilos das estrelas. Eram comuns os modismos tie-ins, ou produtos derivados do negócio principal, por meio dos quais os estúdios promoviam modelos ou peças prontas para o uso.
Um dos mais memoráveis modelos da época é o vestido Letty Lynton, usado por Joan Crawford no filme homônimo de 1932. Desenhado por Adrian, era um vestido de organdi de algodão branco com dramáticas mangas bufantes. O modelo ajudou a impulsionar a tendência emergente das ombreiras, que vinham sendo vistas nas coleções de Schiaparelli.
A influêncianda indumentaria hollywoodiana não se restringiu às mulheres. Homens também prestavam atenção aos estilos dos grandes astros.

Relacionados

  • moda alta costura
    2240 palavras | 9 páginas