hmytskyk

1794 palavras 8 páginas
batataComo se chama a trajetória aparente do Sol na esfera celeste ao longo do ano? Qual a sua inclinação em relação ao equador celeste?
A trajetória se chama eclíptica e a inclinação é em torno de 23 graus e 27 minutos.

Quantos equinócios acontecem durante o ano? Em que datas, aproximadamente? O que caracteriza um equinócio?
O equinócio é um termo latino que significa noites iguais, referindo-se às noites que são iguais aos dias, ou seja, onde o período de insolação é igual ao período sem iluminação solar. Ocorrem dois por ano, caracterizando civilmente o começo das estações primavera e outono, respectivamente próximo ao dia 20 de setembro e 21 de março no hemisfério Sul. No momento do equinócio o Sol cruza exatamente o Equador celeste, sendo que no equinócio de março o Sol passa do hemisfério sul para o hemisfério norte, e no equinócio de setembro o Sol passa do hemisfério norte para o sul.

Quantos solstícios acontecem durante o ano? Em que datas, aproximadamente? O que caracteriza um solstício?
Ocorrem no ano dois solstícios, momentos onde o Sol atinge suas máximas declinações Sul e Norte. Nestas datas ocorrem os dias mais longos e as noites mais curtas (solstícios de verão) e os dias mais curtos e as noites mais longas (solstícios de inverno). O solstício de inverno ocorre no Hemisfério Norte próximo ao dia 21 de Dezembro e o de verão próximo ao dia 20 de junho. Os solstício no Hemisfério Sul ocorrem inversamente aos do Hemisfério Norte, verão em 21 de dezembro e inverno em 20 de junho.

Explique por que o fato da Terra orbitar o Sol com o eixo inclinado causa as estações do ano.
A inclinação do eixo da Terra faz com que aparentemente o Sol atinja diferentes pontos na superfície da Terra com máxima insolação. Assim, ora o Hemisfério Sul é preferencialmente atingido pelos raios solares e ora o Hemisfério Norte recebe maior insolação.

Qual a relação entre a latitude de um lugar e a variação da duração do dia (sol acima do horizonte) ao longo do

Relacionados