hjtr

532 palavras 3 páginas
epicuro
A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, no entanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor. A Natureza conduz-nos a uma vida simples. O único prazer é o prazer do corpo e o que se chama de prazer do espírito é apenas lembrança dos prazeres do corpo. O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. A função principal da filosofia é libertar o homem.
No ano de 306 criou o jardim
Epicuro nasceu na Ilha de Samos, em 341 a.C., mas ainda muito jovem partiu para Téos, na costa da Ásia Menor. Quando criança estudou com o platonista Pânfilo por quatro anos e era considerado um dos melhores alunos. Certa vez, ao ouvir a frase de Hesíodo, todas as coisas vieram do caos, ele perguntou: e o caos veio de que? Retornou para a terra natal em 323 a.C.. Sofria de cálculo renal, o que contribuiu para que tivesse uma vida marcada pela dor.
Influenciou karl max
Como conseguir alguma tranquilidade, sem sofrimentos, sem desesperos? Este foi o problema enfrentado por Epicuro que o fez criar o Jardim- escola onde todo a gente pode aprender: nobres, não-nobres, missionários e até mesmo prostitutas viviam isolados da vida politica e social onde praticavam a amizade a vida estética e o conhecimento Epicuro acreditava que toda a gente é igual, toda a gente procura a felicidade e toda a gente tem o direito de a ter.
Epicurismo
Pode-se dividir em trés areas a canonica a etica e a fisica
Canónica-é a parte da filosofia que analisa a forma como a conhecemos e como distinguir o verdadeiro do falso. De acordo com Epicuro, o sentimento é a base de todo o conhecimento, e ocorre quando as imagens que os corpos vêm aos

Relacionados

  • SAwdaw
    5734 palavras | 23 páginas
  • logistica
    13156 palavras | 53 páginas