hjsdijiasod

1015 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL II
PROF. Me. CLEITON F. NASCIMENTO

TUDO DE KUNDT

UMUARAMA-PR / 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL II
PROF. Me. CLEITON F. NASCIMENTO

ACADÊMICOS: Alice Nogueira Fey RA: 84145 Camilla Corrent Mansano 83649 Danilo Gonçalves de Souza 82569 Fernanda Akemi Takashina 83148 Guilherme Henrique Viana 85509 Mateus Felipes 82819

TUDO DE KUNDT

Relatório apresentado a Universidade Estadual de Maringá / DTC / Campus de Umuarama no curso de Engenharia Civil, o qual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina Física Experimental II.

UMUARAMA-PR / 2011
I. RESUMO
Esse trabalho trata sobre a visualização de nós e antinós (ventres) de ondas estacionárias em um Tudo de Kundt, para a averiguação da velocidade do som através de equações da ondulatória. Com o auxílio de um tudo de vidro, um gerador de sinais e um alto-falante, foi possível realizar o experimento para o cálculo da velocidade do som. Ao final do procedimento experimental foi possível a descoberta de tal velocidade. Concluindo que, pelo fato de estarmos numa altitude acima do nível do mar, a velocidade do som é menor do que no nível do mar.

II. INTRODUÇÃO E OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA
O objetivo do experimento foi a análise e cálculo da velocidade do som em um tubo de Kundt aberto e fechado, de acordo com a Equação Fundamental da Ondulatória (velocidade do som igual a multiplicação do comprimento de onda pela frequência, v = λ×f).
O som é uma onda longitudinal e mecânica (é necessário um meio material para se

Relacionados