HIV preconceitos

Páginas: 14 (3301 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013
COLÉGIO METODISTA AMERICANO
ENSINO MÉDIO – 2ª SÉRIE/ANO


















HIV/AIDS – MITOS E PRECONCEITOS











BRUNA BARBOZA GOLOMBIESCKI
RAQUEL DE ALMEIDA SCHNEIDER














Porto Alegre, 07 de outubro de 2013

SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 03

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04

3 METODOLOGIA 08

4 PESQUISAS ERESULTADOS .................................................................................. 09

5 CONCLUSÃO................................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13















INTRODUÇÃO

Nosso trabalho mostrará a aids, uma doença muito conhecida mundialmente mas que ainda émuito temida e ao mesmo tempo ainda existem muitos mitos sobre ela os quais iremos desmitificar ao longo do trabalho. Mostraremos a diferença do HIV e da aids, já que muitos ainda acham que são a mesma coisa, definindo estas duas condições. Também discutiremos as formas de transmissão, os aspectos preventivos e a importância do tratamento adequado durante a gravidez para evitar a contaminação dorecém-nascido. Além da pesquisa teórica, usaremos como fonte de discussão os resultados de entrevistas realizadas com três grupos diferentes.
Nossa relação com o eixo norteador é o preconceito ao longo das três décadas de doença. O que nos motivou a realizar esse trabalho foi a percepção de que a aids é ainda muito mitificada, e, como atinge uma grande parcela da população, resolvemosmostrar a verdade sobre ela.











FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A aids é uma infecção viral causada pelo vírus HIV. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas pelo vírus são os linfócitos T. Esses linfócitos se dividem em ativos e inativos e o vírus se instala emambos. Os ativos se reproduzem fazendo com que o vírus se espalhe rapidamente pelo corpo do indivíduo. Os inativos não estão se reproduzindo, mas armazenam o vírus.
O organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves, como tuberculose ou câncer. Ter o vírus do HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitas pessoas que são portadoras do vírus evivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas mesmo assim podem contaminar outras pessoas.
Muitas pessoas acreditam que é possível que o vírus seja transmitido através de espirros, abraços, apertos de mão etc., o que não ocorre. As formas de transmissão são relações sexuais desprotegidas com parceiros que possuam a doença ou virus, compartilhamento de seringas, transfusão desangue ou pela entrada de sangue contaminado com vírus na pessoa não contaminada.
A transmissão da doença através da transfusão de sangue é praticamente impossível de ocorrer nos dias de hoje, já que quando se faz a coleta, o doador passa por exames para saber se possui o vírus e outras doenças. Entretanto, nas primeiras décadas de doença, o controle dos doadores de sangue não era como hoje já quenão se tinha acesso a exames como temos.
A relação sexual desprotegida é muito comum atualmente principalmente entre jovens de 15 a 22 anos, mesmo estes sabendo dos riscos que correm realizando essa prática. Em uma pesquisa feita em Sorocaba, SP, foi descoberto que enquanto a taxa da doença aumenta, a taxa do uso de preservativos cai.
Os tipos de HIV se dividem em 1 e 2. O tipo 1 tem umacarga viral maior, enquanto o tipo dois tem uma carga viral menor e por isso o desenvolvimento da doença é mais lento, porém mais fatal pela falta de medicamento, já que a maioria da população tem o tipo 1.
A transmissão vertical é a transmissão do vírus da mãe para o bebê. Ela pode ocorrer durante a gestação, na hora do parto ou na amamentação. Em nosso País, essa forma de transmissão tem sido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é HIV
  • HIV
  • HIV
  • O que é hiv
  • HIV
  • HIV
  • HIV
  • O que é hiv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!