História do pensamernto contábil

2115 palavras 9 páginas
Universidade Federal da Bahia
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
Prof.: Msc. Kátia Albuquerque
Equipe 02: Jade Menezes; Éven Novais, Queila Carneiro; Silvério Oliveira

Fichamento de Citação

SCHMIDT e SANTOS. História do pensamento contábil. -1. ed. -2.reimpr.São Paulo: Atlas, 2008.

Definição do pensamento contábil.
“O pensamento contábil é aquele que reflete as ideias, as opiniões, as reflexões dos contabilistas em determinada época em relação a um conjunto de fenômenos históricos vividos pela Contabilidade em relação a um conjunto de fenômenos históricos vividos pela Contabilidade em relação ao seu objetivo.”
Arqueologia da Contabilidade
“É possível falar de arqueologia da Contabilidade, pois os vestígios encontrados de sistemas contábeis são produto do estudo científico de restos e culturas humanas derivadas de conhecimentos desenvolvidos em tempos pré-históricos.”
Surgimento da Moeda
“Um dos documentos contábeis mais evoluídos da Antiguidade foi encontrado na Grécia, datando de 454 a 90 a.C., pertencente ao templo de Atenas. Esse registro contábil revelava todos os contribuintes de impostos do império grego.”
Expansão do Comércio 1. “O surgimento do comércio em grande escala desencadeou a necessidade de controle. A Contabilidade despontou como o instrumento capaz de fornecer as informações necessárias para o gerenciamento dos negócios.”
2. “A Contabilidade, naturalmente, foi criando sistemas para controle de toda a movimentação patrimonial das empresas.”
Solidificação das Partidas Dobradas
1. “O desenvolvimento e a propagação das partidas dobradas ajudaram o homem a atravessar o último período medieval vivido pela Europa, facilitando a solidificação de um novo período histórico, em que novas formas de administrar e de comercializar forma implantadas.”
2. “Existem vários indícios de que o sistema contábil de partidas dobradas emergiu em várias localidades ao mesmo tempo, em resposta a pressões similares de novas condições

Relacionados