POLÍTICAS SOCIAIS E O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DE 1960 A 1980

2132 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo conhecer as Políticas Sociais e o desenvolvimento do Serviço Social nos períodos de 1960 a 1980; Também desejo esclarecer sua história, entendê-la e procurar o novo papel do Assistente Social dentro da nossa sociedade reconceitualizando a assistência social, que se iniciou na década de 1930 no Brasil e se reformou em 1980 revelando através do materialismo histórico dialético as diferentes funções às que se submeteu o trabalhador social, indicado no contexto da história brasileira.
“O momento que vivemos és um momento pleno de desafios, mais do que nunca é preciso ter coragem e é preciso ter esperança para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar”. (Marilda Vilela Iamamotto) As inquietudes trazidas pelos professores nesse trabalho me levam a raciocinar sobre o ponto de vista ainda tradicional desta população, pontos observados em alguns espaços da nossa sociedade desde um sujeito mais simples até o mais famoso estudioso das universidades, razão pela qual procuro desvendar a história e que isso me sirva para melhorar o presente e buscar um ótimo futuro para essa profissão muito mal entendida pela maioria das pessoas as quais só tem uma visão de Assistente Social, como contribuinte para manter o sistema e como um mero executor de políticas impostas pelas instituições onde trabalha.

2 DESENVOLVIMENTO
Características e Posturas do Serviço Social frente às Políticas no período de 1960 a 1980. Antes de começar o contexto do trabalho permiti-me voltar mais atrás especificamente em 1930 onde surgiu o Serviço Social em nosso País como iniciativa da Igreja Católica, onde teve uma implantação de Leis Sociais que na verdade eram leis para os trabalhadores. Dessa forma foi criado o

Relacionados