HISTÓRIA DO FOTOJORNALISMO NO BRASIL

1107 palavras 5 páginas
HISTÓRIA DO FOTOJORNALISMO NO BRASIL
Profª Ms. Déborah Rodrigues Borges

O mercado editoral brasileiro, mesmo incipiente, já existia desde o século XIX, com publicações das mais diversas.
Em 1876, surge a Revista Illustrada, fundada pelo ítalo-brasileiro Angelo Agostini.
Tratava-se de uma publicação satírica, política, abolicionista e republicana que circulou até o ano de 1898. O uso abundante de ilustrações facilitou a criação de uma linguagem acessível.
Durante a Guerra do Paraguai, aparece na Revista Illustrada o primeiro esboço de uma fotorreportagem, em 1865. Mas não é seguro afirmar que aquela foi a primeira vez em que se reproduziu uma imagem fotográfica em nossa imprensa. Como a fotografia já era bem difundida na época, outras imagens podem ter sido usadas como base para ilustrações sem que isso fosse declarado.
A foto mencionada acima mostra D. Pedro II e o Duque de Saxe num acampamento militar, durante a guerra. As fotografias originais, no entanto, revelam que os dois personagens foram retratados separadamente em estúdio e, posteriormente, 'acrescentados' à foto.

Compilação de fotografias da Guerra do Paraguai.
Autores: desconhecidos.

Em 6 de abril de 1878, o caricaturista português Rafael Bordalo Pinheiro começa a publicar, no Brasil, a revista ilustrada O Besouro, concorrente da Revista Illustrada.

A fotorreportagem publicada em O Besouro sobre a grande seca de 1877-1879, no
Ceará tem, pela primeira vez, a fotografia como ponto principal: a fidelidade com que ela foi 'transportada' para o jornal é que assegura o choque que a matéria tencionava causar. Esse caráter de denúncia só seria explorado muitos anos depois, no século 20, quando a reprodução fotomecânica chega ao Brasil.

Emblema da Revista O Besouro

Caricatura publicada na Revista o Besouro

Eça de Queiroz - Página de "O Besouro", de 4 de Maio de 1878, da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro

Flagelados da Grande Seca de 1877.

O jornalista da

Relacionados