História de Margareth Thathcer (resumo)

872 palavras 4 páginas
A - História de Margaret Thatcher

Margaret Thatcher (1925) é baronesa e foi política britânica. Governou a Grã-Bretanha como primeira-ministra entre 1979 e 1991. Foi chamada Dama de Ferro por suas posições consideradas radicais. Margaret Hilda Thatcher nasceu em Grantham, Lincolnshire. Estudou química e direito, especializando-se em tributação. Em 1959, resolveu ingressar no meio político para fazer parte da Câmara dos Comuns. Foi nomeada Secretária da Educação e Ciência.
Em 1975, tornou-se líder do partido conservador. Em 1979, tornou-se primeira-ministra, a primeira mulher na história da Inglaterra a alcançar o posto. No governo, Thatcher adotou medidas rígidas: baixou impostos, enfrentou o poder dos sindicatos e as greves cada vez crescentes, cortou gastos públicos e privatizou estatais. Embora as medidas fossem necessárias no momento, o desemprego aumentou e seu governo entrou em crise. Tornou-se impopular. Mas com a vitória na guerra das Malvinas, em 1982, conseguiu recuperar a credibilidade junto ao povo inglês. O cognome “Dama de Ferro” que ganhou referia-se às posições que adotava e ao seu caráter forte em relação a algumas atitudes em não desistir de tomar medidas impopulares. Foi reeleita em 1983 e 1987. Thatcher ainda veria o desemprego em alta durante toda a década de 80. Porém, a Inglaterra cresceu economicamente, a população menos desfavorecida adquiriu casa própria. Também foi decisiva a sua negação em relação à moeda comum européia, o Euro.

B - Tipos de liderança exercidos por Margareth Thatcher

Nos anos 1950, Margaret Thatcher especializou-se em direito tributário. Em 1959 foi eleita para a Câmara dos Comuns. Dois anos depois, tornou-se Secretária de Estado para Assuntos Sociais e, no início dos anos 1970, foi nomeada Ministra da Educação, durante o mandato de Edward Heath.
Em 1975, substituiu Heath na direção do Partido Conservador. Implementou um projeto de redução da intervenção do estado na economia e cortou gastos

Relacionados