História da Arte - Gombrich - cap11

489 palavras 2 páginas
Livro: História da Art - Gombrich

Fichamento: Capitulo 11

Cortesões e Burgueses

O mundo passa por grandes transformações:

Época aonde os burgueses vão ficando mais fortes e que o comércio e as cidades crescem, as construções passam a ser mais refinadas ao em vez de grandiosas.

Inglês primitivo x Estilo Decorado. Os arquitetos da época passam a deixar de lado as construções grandiosas e começam dar mais detalhamento e acabamento em suas construções, deixando assim suas construções sofisticadas.

Centros fervilhantes de Comércio As igrejas perdem um pouco o foco dos arquitetos com o crescimento das cidades. Começam a projetas edifícios, universidades, pontes, corporações entre outros.

Trabalhos menores se destacam Como as igrejas perdem um pouco o foco as estatuas feitas pra elas também. Passam ser construídas estatuas menores de metais preciosos para serem usadas mais em santuários em palácios, as peças passam ser feitas por encomenda e terem mais caimento, leveza e parecerem mais reais. Detalhes grandiosos e delicados (O amor dos pintores a pintura). O cuidado e dedicação dos pintores aumentam a cada século que se passa, tornando as pinturas mais reais e mais próximas da realidade humana. Primeiro indicio de pinturas feitas por observação de cotidianos ou por deduções do imaginário de situações reais.

Itália : Florença x Siena

A arte de Giotto passou a se expandir pela Itália, principalmente em Florença e no Norte dos Alpes. Mais em Siena esse novo estilo não Foi muito bem aceito, por ser uma cidade totalmente bizantina. Mais obras como a de Duccio seguidor de Giotto, tiveram grande destaque. As pinturas passavam a ter mais formas delicadas e graça, além de um estado lírico de espírito.

Simone Martini e o Busto autêntico. Nessa época foi pintado um retrato de Laura a amada de Petrarca. Mais sabemos que nessa época retrato sobre a nossa atual percepção

Relacionados