Historiografia

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013
O Banquete como demonstração de poder

Na época em que a República foi proclamada no Brasil para que ela fosse consolidada era necessário conquistar a confiança do povo e apagar qualquer vestígio do regime anterior, para isso executou-se uma estratégia que consistia em mudar os nomes das ruas rebatizando-as com nomes que estavam ligados a República recém-instaurada para extinguir da memóriaqualquer lembrança da monarquia, e também celebrar festas cívicas para promover a aceitação do novo regime pela população.
Proclamada a república, tanto no Pará como em todo o Brasil surgiram várias formas de demonstrar o poder que a República possuía. Dentre estas maneiras de demonstrar o poder da república podemos destacar as festas cívicas e os Banquetes.
As festas cívicas, também chamadas defestas republicanas, eram de caráter público, destinadas a toda sociedade e eram divulgadas pela imprensa. Em contrapartida os banquetes eram mais resguardados às elites políticas e econômica da sociedade, apenas poucos podiam participar e os participantes geralmente eram pessoas que estavam relacionadas ao PRP (Partido Republicano Paraense) e ao PRD (Partido Republicano Democrático).
Outradiferença notável entre as festas republicanas e os banquetes é que as festas tinham datas específicas para acontecerem, enquanto que os banquetes podiam ocorrer no momento que a elite política julgasse necessário, momentos como o aniversário de Importante chefe político, lançamento de uma candidatura, comemoração de uma eleição entre outros.
Em resumo estes banquetes não se tratavam apenas decerimônias de celebração do poder político, mas também de uma reunião entre os líderes políticos e pessoas que apresentavam influência na sociedade paraense naquele momento para discutirem sobre as questões relacionadas ao Estado e sobre as decisões que deveriam ser tomadas.
Um dos banquetes que mais chamou a atenção da imprensa não apenas estadual, mas também nacional, foi o banquete dos intendentesorganizado pelo então intendente Antônio Lemos. O banquete foi realizado em 15 de agosto de 1903 em um congresso político do PRP no Bosque Rodrigues Alves após sua reforma.



O Banquete dos Intendentes

GIRARD, José (1903).

A foto O Banquete dos Intendentes foi tirada por José Girard, um dos bons pintores da Amazônia, que se destacou também como desenhista, ilustrador, fotógrafo e professor.José Girard nasceu em 24 de maio de 1862 na cidade de Belém onde fez seu aprendizado artístico, tornando-se um excelente paisagista e retratista. Foi casado com a pintora francesa Margueritte Gabrielle Girard com quem teve um filho em 1906, chamado Reinaldo Girard que também se tornou desenhista. José Girard faleceu em Belém no dia 7 de maio de 1938.
A atenção que este banquete chamou para sideve-se ao fato dele ter reunido os chefes políticos mais importantes do estado, entre eles os intendentes de todos os municípios do estado do Pará e outros líderes como Augusto Montenegro, que na época era o governador do estado. É necessário lembrar também que neste congresso foi discutida pelo PRP a reeleição de Augusto Montenegro que na época era coibida pela lei, pois segundo a Constituição ogovernador não podia ser reeleito.
Antônio Lemos e Augusto Montenegro estavam na mesa central na qual também se encontrava o deputado federal Arthur de Souza Lemos; o vice-governador do estado Lyra Castro; o presidente da Comissão Municipal de Belém João Antônio Luiz Coelho e outras figuras influentes.
A fotografia de José Girard mostra implicitamente o clima aparentemente harmonioso quepredominava no banquete dos intendentes, mas apesar disso podemos observar que a desigualdade era bastante visível uma vez que os lugares a mesa eram distribuídos pelo grau de importância e reservado a um pequeno grupo de pessoas, já que na foto podemos ver que não há presença de pessoas pertencentes à classe baixa.
Podemos comprovar este fato analisando a própria fotografia, nela percebemos que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • Historiografia
  • historiografia
  • historiografia
  • Historiografia
  • historiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!