Historico da previdencia social no brasil, direitos presidenciais atuais

Páginas: 63 (15536 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Quando falamos de empreendedorismo não precisamos ficar restritos às novas invenções, mas deve ser visto também como um aprimoramento contínuo. Não podemos considerar empreendedora, apenas pessoas que têm um negócio próprio, um atleta, um artista, um funcionário dentro de sua área.Também pode ser um empreendedor desde que seja um diferencial no seu campo de atuação,apesar do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência, nos artigos, nas revistas, na internet e nos livros e aparentar ser um termo novo para os profissionais, é um conceito antigo.
Sendo assim, esse módulo surgiu com o objetivo de trazer subsídios para o administrador que deseja empreender, tanto na abertura de um novo negócio, ou na manutenção de um já existente, para que possam termelhores condições de sucesso em um mercado tão competitivo. Até porque, segundo o serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae),cerca de 65% das novas empresas encerram suas atividades até o segundo ano de existência, e 80% até o quinto. E isso deve ser levado em conta pelos empreendedores.


CAPÍTULO I
EMPREENDEDORISMO

Tornar-se um empreendedor é o sonho de muitas pessoas,pois a expressão costuma vir associada a outras como independência financeira, desafios e status social. No caso específico do Brasil, poderíamos afirmar que estamos vivendo a era dos empreendedores: um exemplo disso, temos no fato de que há cerca de 30 anos o sonho de estabilidade financeira estava associado a um emprego de uma grande empresa estatal ou uma multinacional. As próprias tinhamclaro que a sua missão era preparar mão-de-obra qualificada para suprir a necessidades dessas empresas. Tirar boas notas na escola, formar-se na faculdade e arrumar um bom emprego faziam parte do projeto de vida típico da classe média brasileira.
Os tempos mudaram, o modelo apresentou claros sinais de desgaste (achatamento dos salários, redução dos quadros do pessoal) e a mentalidade de muitosbrasileiros acompanhou essa mudança. Uma pesquisa realizada em 1997, junto à comunidade brasileira que vive no exterior, verificou que seu primeiro objetivo era o de economizar dinheiro para realizar o sonho da casa própria. Em segundo lugar, apareceu o desejo de iniciar um negócio.
Por outro lado, têm se multiplicado nas universidades os cursos de empreendedorismo e os núcleos de incubação deempresas. Em 2001, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou uma parceria pioneira com o Ministério de Educação e Cultura (MEC) para implantação de programas de ensino de empreendedorismo e incubação de empresas em escolas técnicas federais. A razão dessas ações é simples: se por um lado é necessário capacitar mão-de-obra, por outro, é necessário formar geradores deemprego.

Essa proposição é reforçada por numerosas publicações e pesquisas do mundo. Na sua primeira edição em 1999, o Global Entrepreneurship Monitos (GEM) fortaleceu o argumento de que empreendedorismo faz a grande diferença para a prosperidade econômica, aspecto reforçado nos relatórios posteriores. Países sem altas taxas de criação de novas empresas correm o risco de entrar em umprocesso de estagnação econômica – e empreendedores são responsáveis por novas empresas.

Os empreendedores são os responsáveis pela criação dessas novas empresas, na maioria de micro e pequeno porte, sendo que nas economias mais avançadas elas representam 99% das empresas existentes e, segundo o GEM (1999, p. 8), estudos recentemente apontaram que essas empresas são responsáveis por 83% docrescimento no Produto Interno Bruto (PIB) anual da União Europeia.

Segundo Harold Livesay (1982), pode-se afirmar que as origens dessa disciplina remontariam às primeiras descrições biográficas de magnatas no século XIX, as quais serviriam como registros históricos de modelos a serem seguidos pelas futuras gerações (principalmente nos Estados Unidos da América).

Segundo esse mesmo autor, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!