Sonhos jung

Páginas: 7 (1623 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
iniciamos este trabalho com uma definição de "psique" encontrada nas Obras Completas, cfe citação.
Por "psique" entendemos "o conjunto de todos os processos psíquicos, tanto conscientes como inconscientes" (CW vol. 6, página 463). A psique, portanto, é constituída por imagens refletidas e processadas no cérebro. Imagens, sons, emoções, sensações do mundo objetivo.
Mas a verdadeira natureza dapsique ainda está muito além da compreensão objetiva. Jung defende a ideia de que as imagens e objetos assumem o caráter de consciência apenas quando têm alguma associação ao ego, casos não se associem ao ego esse material permanece em nível inconsciente. A perda de memória é um exemplo típico deste fenômeno psicológico.
Partimos deste ponto para discorrer sobre os sonhos, como parte de umquebra-cabeça, onde se juntam ideias, imagens e objetos guardados no inconsciente, sujeitos a serem ativados por qualquer ideia, imagem ou objeto percebido, ainda que vagamente, no presente, fazendo como que um link e associando de uma maneira não compreensível ao consciente, montando cenários, fatos, emoções, que somente poderemos chegar um diagnóstico, depois de um estudo minucioso e profundo entresonhador e analisador junguiano.
Assim Jung exemplifica com o sonho de uma pessoa "Encontro-me em um pomar alheio e olho uma maçã. Olho cautelosamente à minha volta, para me certificar de que ninguém me viu" No dia anterior ele havia encontrado uma jovem que o havia rejeitado por muito tempo, e enquanto falava com ela, pessoas conhecidas passaram por eles, e o sentimento foi de que estariafazendo algo errado. Nesse exemplo, Jung demonstrará inúmeras possiblidades de se juntarem, culpas, lembranças e traumas da infância, lugares conhecidos e outros detalhes. Assim, existiu mesmo, na vida do sonhador, um fato onde roubara, quando jovem, peras no quintal vizinho. O símbolo da maça seria o fruto proibido,, associando-se outros elementos, como a história do sonhador, onde o pai orepreendera severamente por observar, escondido, garotas que se banhavam, gerando um processo de culpa que o acompanhava pela vida, E outros inúmeros elementos que poderiam ser associados a estas imagens, e ao fato de encontrar-se com a jovem no dia anterior. Também, remete a conduta do jovem a conceitos morais eróticos, de como ele se submete, voluntaria ou involuntariamente, a valores morais que elepróprio criou, medindo a sua responsabilidade como homem, deixando-se ou não se hipnotizar por volúpias de seus apetites eróticos.
Como vemos, é bastante complexo este estudo e um sonho poderá ser objeto de inúmeras sessões ate que se chegue à algum ponto interessante para a cura. Entretanto, este estudo pode levar o sonhador à inúmeros outros pontos e a uma consciência muito mais ampla parasua o seu dia a dia, que resultará em mudanças automáticas de comportamento e soluções de muitas questões que envolvem situações desconfortáveis, e desta feita o conduzirá, automaticamente ao objetivo de seu trabalho. Podemos ver estas afirmações nas citações a seguir, de Jung nas Obras Completas:
Um sonho é um produto psíquico originário do estado de sono e sem motivação consciente. Em um sonhoa consciência não está completamente extinta, há sempre um pequeno fragmento atuante. Na maioria dos sonhos, por exemplo, ainda há a consciência do ego, embora seja um ego muito limitado e distorcido, curiosamente conhecido como o ego onírico. É um mero fragmento ou sombra do ego vigil consciente (CW 8 - P305).
Como acontece no estado de vigília, onde as pessoas reais e as coisas entram em nossocampo de visão, no sonho as imagens são inseridas em outro tipo de realidade que faz parte do campo da consciência do ego onírico. Não nos sentimos como se estivéssemos produzindo conscientemente sonhos, pois eles, além de não estarem sujeitos ao nosso controle, obedecem às suas próprias leis. Os sonhos são, obviamente, complexos psíquicos autônomos que se formam por conta própria e de seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sonhos em Jung
  • Jung C G An lise De Sonhos
  • jung
  • JUNG
  • Jung
  • JUNG
  • Jung
  • jung

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!