historia

Páginas: 11 (2730 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Regicídio

A violência da oposição à ditadura de João Franco criara as condições propícias a uma tentativa revolucionária republicana. Em 21 de Janeiro de 1908 são presos, como suspeitos de conspiração, França Borges, João Chagas, Alfredo Leal e Vítor de Sousa. Em 28 de Janeiro fracassa uma tentativa revolucionária. Foram presos, como implicados na intentona, entre outros, Afonso Costa, EgasMoniz, Álvaro Pope e o visconde de Ribeira Brava.
O Governo resolve então intensificar a repressão. Prepara um decreto que lhe permite expulsar do país ou deportar para o ultramar os culpados de crime contra a segurança do Estado. Em 31 desse mês, o ministro da Justiça Teixeira de Abreu regressa de Vila Viçosa, onde se encontrava a família real, com o decreto assinado. D. Carlos, no diaseguinte, 1 de Fevereiro, regressa a Lisboa acompanhado da família real. Tendo desembarcado no Terreiro do Paço, seguiam numa carruagem aberta para o Paço das Necessidades. Subitamente, rompendo entre o cordão de polícias e população, um homem de revólver em punho põe o pé no estribo traseiro da carruagem real e dispara à queima-roupa contra o rei, atingindo-o com dois tiros na cabeça. A carruagem segue àdesfilada pela rua do Arsenal, quando um outro indivíduo, mais adiante, dispara uma carabina que trazia oculta contra D. Luís Filipe, que segurava um revólver, matando-o. D. Manuel é atingido num braço. Apenas a rainha D. Amélia sai ilesa. O pânico e o tiroteio generalizam-se. O primeiro regicida terá sido morto pelo príncipe D. Luís Filipe. O segundo é morto pela polícia. Os regicidas foramAlfredo Costa, de 28 anos, caixeiro de profissão e Manuel Buíça, de 32 anos, professor primário, ambos republicanos.


5 de Outubro de 1910
República Portuguesa

Dia da instauração da República Portuguesa. Após alguns combates, de uma maneira geral circunscritos a uma pequena área da capital, os revolucionários, com largo apoio popular, venceram os poucos defensores do regime monárquico. D.Manuel II foi forçado a partir para o exílio.
A República foi instaurada em Portugal a 5 de Outubro de 1910 por meio de uma revolução armada organizada pelo Partido Republicano e por duas organizações secretas de cariz social diferente, a Maçonaria e a Carbonária. O novo regime viveu uma situação de instabilidade política permanente. Para além disso, foi marcado pela participação de forçasportuguesas na Primeira Guerra Mundial e por uma prolongada crise económica. Veio a sucumbir a um golpe militar em 1926.



Partido Republicano

Organização política que teve um papel fundamental no derrube do regime monárquico. Conseguiu eleger o seu primeiro deputado em 1879. Em 1910 era a força política mais organizada do País, mas veio a fragmentar-se, dando origem a outros partidos. Manuelde Arriaga, Teófilo Braga, Afonso Costa e Bernardino Machado foram alguns dos seus mais distintos dirigentes. Já existia um Directório Republicano Democrático em 1876, mas o Partido Republicano só teve verdadeiro desenvolvimento na década de 1890. Aproveitando o descontentamento generalizado que mereceu a débil reacção da monarquia ao Ultimato inglês, passou a contar com a adesão aos seus ideais decamadas da população cada vez mais significativas e organizou-se a nível nacional. Ao mesmo tempo, ia fazendo a sua propaganda nos órgãos da imprensa que lhe eram afectos (e que, a certa altura, se contavam por algumas dezenas) e desenvolvia trabalho de real valor social, sobretudo no campo da instrução popular.
Os primeiros deputados republicanos foram eleitos para o Parlamento em 1879. Aindana vigência do regime monárquico, entre os deputados republicanos encontravam-se personalidades como Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, José Elias Garcia, José Joaquim Rodrigues de Freitas, José Maria Latino Coelho, Afonso Costa, António José de Almeida, Manuel de Brito Camacho e Bernardino Machado. Todos eles viriam a ocupar os mais altos cargos da nação.
Outros nomes destacados do partido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!