vida e obra de Gil vicente

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Introdução

Gil Vicente é considerado o primeiro grande dramaturgo português. Alguns identificam-no com ourives, autor da Custódia de Belém, com o mestre de retórica do rei Dom Manuel.
Sabe-se que Gil Vicente não se limitou a escrever peças de teatro, era também músico, actor e encenador. É considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico, visto queescrevia em castelhano.
A sua obra é vista como um reflexo da mudança dos tempos, da passagem da Idade Média para o Renascimento. As hierarquias e regras rígidas eram tidas em consideração em cada uma das suas obras, salientando assim o facto da mudança para uma sociedade onde se começa a demolir a ordem instituída ao questioná-la.
Considerado o principal representante da literatura, a sua escritainfluenciou a cultura popular portuguesa.
Vida

Naturalidade

Gil Vicente permanece um mistério em relação à sua naturalidade e data de nascimento. Aquela que se acredita ser a data mais aproximada do seu nascimento é 1466, no entanto, desde de 1965, quando decorreram festividades para comemorar o quincentenário do nascimento do mesmo, que se aceita de forma quase que unânime a data de 1465 comosendo a correcta.
Quanto à sua terra natal, alguns afirmaram ser Barcelos (Frei Pedro de Poiares), outros Guimarães (Pires de Lima) devido à sua história ligada a joalheiros, ou mesmo Lisboa. Porém, outros defendem a possibilidade de as Beiras serem o verdadeiro local de nascimento do dramaturgo. Em nenhuma das suas obras referencia Barcelos ou Guimarães, mas sim dezenas de elementosrelacionados com as Beiras. O conhecimento que Gil Vicente demonstra daquela região é bastante profundo, o que leva a crer que seja essa a sua naturalidade.
Morreu em local desconhecido, talvez em 1536, pois é a partir dessa data que deixam de existir referências ao seu nome, deixando de escrever desde essa mesma data.
Poeta ou Ourives?

Surge a dúvida se Gil Vicente foi ou não um comerciante de ouro,visto que cada livro publicado defende a veracidade deste facto ou não.
Um estudo de Sanches de Baena mostrava a genealogia distinta de dois indivíduos de nome Gil Vicente. Brito Rebelo comprovou a inconsistência histórica destas duas genealogias utilizando documentos da Torre do Tombo.
Gil Vicente casou com Branca Bezerra, de quem nasceram Gaspar Vicente (morreu em 1519) e Belchior Vicente(nascido em 1505). Casou depois com Melícia Rodrigues, que deu à luz Paula Vicente (1519-1576), Luís Vicente e Valéria Borges.
O seu primeiro trabalho conhecido (Auto da Visitação, também conhecido como o Monólogo do Vaqueiro), foi apresentado nos aposentos da rainha D. Maria para celebrar o nascimento do príncipe. Este acontecimento ocorreu no dia 8 de Junho de 1502 e contou com a presença de D.Leonor, viúva de D. João II e D. Beatriz, mãe do rei.
Tornou-se o responsável pela organização dos eventos realizados no palácio. Impressionada com o seu desempenho, D. Leonor pediu a repetição da peça pelo Natal, ao que Gil Vicente reagiu de forma inesperada. Ao constatar que a ocasião merecia outro tipo de tratamento, escreveu o Auto Pastoril Castelhano . Perante o interesse de D. Leonor, que setornou a sua protectora nos anos seguintes, Gil Vicente ganhou a noção de que o seu talento lhe permitiria mais do que simplesmente adaptar peças para as diferentes ocasiões.
Se foi de facto ourives, a sua obra-prima foi a Custódia de Belém, construída para o Mosteiro dos Jerónimos, em 1506.
São poucas as datas que se conseguem apurar relativamente a Gil Vicente. Em 1511 terá sido nomeado vassalode el-Rei, um ano depois, representante da bandeira dos ourives na “Casa dos Vinte e Quatro”. Em 1513, o mestre da balança da Casa da Moeda, também de nome Gil Vicente (não se sabe se será ou não o mesmo) foi eleito para representar os mestres junto à vereação de Lisboa.
Dirigiu os festejos em honra de D. Leonor, a terceira mulher de Dom Manuel, no ano de 1520 antes de servir D João III,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida e obra de gil vicente
  • Gil Vicente Vida e Obra
  • Vida e Obra de Gil Vicente e Ariano Suassuna
  • Gil Vicente Obras
  • A vida de Gil Vicente
  • Gil vicente, biografia e principais obras
  • A alegorização da obra "o auto da barca do inferno" de gil vicente
  • Gil vicente e ariano suassuna a vida dos autos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!