Historia

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014
Trabalho : Literatura – Seminário ‘’Sermoes de Barroco Português’’.
Alunos: Isadora, Deborah, Cairo, Gabriela, Ana Maria, Samuel, Cinthia, Beatriz, Daniely
Introdução:
Oque vamos falar hoje?Oque é o Barroco Portugues?
Oque sao sermoes?
Para que serve os sermoes?
Quem foi Padre Antonio Vieira?
Quais são os sermoes?

Hoje vamos falar sobre os Sermoes de Barroco Portugues e a suaimportância para a literatura.
Barroco Portugues foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. Se espalhou poroutros países europeus como, Holanda, Bélgica, França e Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido porartistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII, dai deste periodo surgiu os sermoes.
Os sermoes é um discurso oral feito por um profeta ou membro do clero sobre temasbíblicos, teológicos, religiosos ou morais, normalmente sustentando uma crença, lei ou comportamento humano num contexto presente ou pretérito. Eles servem para ensinar e manifestar ou defender umatese,pensamento bíblico religioso transmitindo para seus fieis,discípulos e seguidores todo o sermão precisa de um titulo tema,um texto de introdução e o sub titulo.
Padre Antonio de Vieira nasceu em 1608,em Lisboa, e representa, a maior expressão da eloqüência sacra de Portugal e um dos maiores escritores de seu século, se destacou por ser um pregador facundo, principalmente no que diz respeito aosseus sermões. Foi ele quem criou os sermoes no periodo de Barroco Portugues, por isso é tão importante na literatura brasileira.
O sermao que a Isadora diz:
Sermão pelo Bom Sucesso das Armas dePortugal contra as de Holanda
Foi um texto religioso redigido pelo sacerdote, com vistas à pregação que realizou no Brasil, no ano de 1640, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, na Bahia. Seu tema se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!