historia

Páginas: 9 (2124 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1
A Historia da FIAT

A Fábrica Italiana de Automóveis Turim - FIAT é um conglomerado empresarial fabricante de automóveis, lider na indústria automobilística no Brasil a sete anos consecutivos e no mundo, com atuação em outros ramos industriais e também financeiros, sediado em Turim, norte da Itália.
Fazem parte do Grupo FIAT, as marcas automotivas Fiat, Ferrari, AlfaRomeo, Maserati, Lancia, Autobianchi, Innocenti, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, Fiat-Hitachi, Case, Fiat-Allis,esta negociando a possível compra da Volvo e Jaguar da Ford dentre outras. É patrocinadora da Juventus FC, da Sociedade Esportiva Palmeiras, do Esporte Clube Vitória, do Clube Atlético Mineiro, do Ipatinga Futebol Clube e patrocinadora “mini” do Cruzeiro Esporte Clube.

O nome FIAT é um acrônimode Fabrica Italiana Automobili Torino (”Fábrica Italiana Automóveis Turim” em português), mas também pode significar “faça-se” em Latim. Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899. Seu neto, Gianni Agnelli, chefiou a FIAT de 1966 até sua morte em Janeiro de 2003, quando foi sucedido por seu irmão Umberto Agnelli. Depois da morte de Umberto, em 2004, Luca Cordero di Montezemolo foi nomeadopresidente da empresa, porém o herdeiro de Agnelli, John Elkann, tornou-se vice-presidente, com 28 anos. Outros membros da família Agnelli continuam na direção.
As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década doséculo XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou afabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.
Giovanni Agnelli antes de inventar aFiat foi um grnade produtor de macarrão, o maior da Itália, acham até que ele foi o homem que inventou o macarrão de caixinha.




2
Atividades
O grupo FIAT, desde fins dos anos 1960, adquiriu (ou passou a controlar) uma vasta gama de empresas, tais como:
Empresas automobilísticas - a lista inclui marcas comoFerrari, Lancia, Autobianchi (que já pertencia à Lancia), Maserati,AlfaRomeo e Innocenti. A Fiat também é dona de marcas de veículos industriais, incluindo OM e Iveco e esta negociando a compra da Volvo e Jaguar da Ford . Nos anos 70 e 80, a empresa se tornou pioneira no uso da robótica na montagem de motores automotivos. As unidades fabris da FIAT estão entre as mais automatizadas do mundo.
Máquinas agrícolas - o grupo Fiat é também dono da CNH Global, New Holland e dofabricante canadense Flexy-Coils
Veículos para construção, fabricados pela Fiat-Hitachi Construction e New Holland Construction.
Ônibus - fabricados com as marcas Fiat, Iveco ou Irisbus
Aviação - aviões e suas peças eram produzidas pela FiatAvio, (atualmente apenas Avio, e que não mais faz parte do grupo).
Veículos militares
Autopeças - o maior fabricante italiano de componentes automotivos,a Magneti-Marelli pertence à Fiat, e que por sua vez é dono das marcas Carello, Automotive Lighting, Siem, Cofap, Jaeger, Solex, Veglia Borletti, Vitaloni e Weber. Outra marca de acessórios que pertence ao grupo é a Riv-Skf.
Aço e metalurgia - O grupo Fiat é dono da Teksid e produz máquinas para a indústria, incluindo máquinas para a indústria automobilística, com a marca Comau Systems, a qual adquiriu asmarcas Pico, Renault Automation e Sciaky.
Imprensa - o grupo Fiat também atua no campo editorial, sendo proprietário do jornal italiano La Stampa (criado em 1926) e as editoras Itedi e Italiana Edizioni. Possui também a empresa de venda de espaços publicitários Publikompass.
3
Atividades financeiras - Era dono de uma importante empresa de seguros italiana, a Toro Assicurazioni, cedida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!