historia quesdtoesd

856 palavras 4 páginas
1-Antes de 1917 a Rússia era governada por um imperador (czar), que detinha poder absoluto; a grande maioria da população – cerca de 80% – estava ligada direta ou indiretamente à terra e as condições de vida dos camponeses eram péssimas; a maior parte da pequena indústria estava nas mãos dos estrangeiros e as condições de vida dos operários não eram melhores do que as dos camponeses.
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP (Nova Política Econômica).
A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar.
Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.
2-Os dois defendiam o regime socialista, e tinham apenas diferencas no seu modo de execucao.

Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.

Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.
3-Em um domingo de 1905,operários em greve,acompanhados por suas famílias,caminharam em direção ao Palácio de Inverno(residencia oficial do czar),com um abaixo-assinado em que reivindicavam melhores condições de vida e convocação de uma Assembleia Constituinte. o czar ordenou que os soldados atirassem a queima-roupa.Mais de mil manifestantes morreram e muitos saíram feridos.Esse episodio ficou conhecido como domingo sangrento. a população reagindo a esse episodio,promoveu uma serie de revoltas e greves.Toda esse rebeldia foi duramente oprimida.Então os populares organizaram os primeiros soviets.
4-O czar Nicolau ll governava a russia e mesmo em situação economica caótica ele mandou os russos para a guerra.
Acontece que a maioria

Relacionados