Livro o paciente psiquiatrico

Páginas: 184 (45798 palavras) Publicado: 9 de março de 2014








O PACIENTE PSIQUIÁTRICO

PREFÁCIO
Pouco depois da Metablética ou Psicologia Histórica aparece agora em vernáculo O Paciente Psiquiátrico, ambos estudos da lavra do emi­nente psicólogo o psiquiatra holandês Dr. J. H. Van den Berg, profes­sor e diretor do Instituto de Psicologia dos Conflitos, na Universidade de Lelden.
Se escrevo mais este prefácio, não é porque tais obras mepareçam carecer de introdução, mas para aceder aos amáveis convites do tra­dutor e do editor
O presente livro há de interessar especialmente aos filósofos e os psicopatologistas
Os primeiros nele encontrarão Interessante amostra do método fenomenológico, praticado conforme a concepção de Husserl e Heidegger, aplicada na psiquiatria por iniciativa de L. Binswanger. Segundo tal concepção,consiste o método fenomenológico em descrever o objeto, tal como se revelar em si, dentro da perspectiva do sujeito conscien­te. Destarte, objeto e sujeito já não são dois absolutos essencialmente Independentes, mas comparáveis a dois pólos necessariamente ligados em relação reciproca de cognoscibilidade. Assim, manifestando-se tal como é, o objeto revela o respectivo sujeito; e inversamente, ao rela­taro seu estado de alma, o sujeito não pratica a pura introspeção subjetiva, mas indica o modo em que lhe é dado o mundo objetivo e tem­poral, abrangendo o próprio corpo, além dos corpos ambientes, físicos ou humanos.
Compreende se. pois. porque o método fenomenológico aqui praticado pretende estudar o paciente psiquiátrico, não por via puramente introspectiva, recomendada por Jaspers, mas sim, pordescrição fiel do mundo objetivo do psicopata, como preceitua Binswanger.
Logicamente, deve tal método descritivo e objetivo recusar todas as interpretações do comportamento do psicopata como devido a deturpa­ções do mundo rios objetos, reputado exclusivamente normal e pura­mente objetivo, pelo psiquismo anormal do paciente, considerado mera­mente subjetivo.
Em última analise, a posiçãofenomenológica aqui adotada não só na ciência introduz nova concepção de objetividade, mas ainda na filo­sofia implica a recusa de qualquer dualismo substancial entre corpo o alma, físico e psíquico, objeto e sujeito, atingindo assim o platonismo, o cartesianismo. o paralelismo psicofisiológico etc. mas deixando intatos o aristotelismo e o tomismo, em que a alma ou o psíquico se iden­tifica ao corpo oufísico como a natureza ou forma própria deste, sen­do ti consciência concebida como essencialmente "Intencional", ou re­lação de mútua cognosciblltdade com o objeto.










Os psicopatologistas por sua vez neste livro acharão uma critica aguda aos conceitos fundamentais, vigentes na psiquiatria atuai, mor­mente na de orientação freudiana; quais sejam, os conceitos de projeção,conversão, transferência, mitologização, inconsciente etc. Lembre­mos, entretanto, que o autor não pretende arruinar simplesmente a va­liosa contribuição de Freud, mas antes corrigir-lhe o exclusivismo do fator neurotizante sexual ou biológico pela concepção mais ampla de que, por mais variados que lhe possam ser os fatores, a chamada neurose é sempre no fundo "sociose" ou "synethose", devida a qualquercausa da inadaptação social; de modo que a Psicopatologia pode ser conceituada como a ciência da solidão ou do isolamento humano (conf. Metablética, cap. 3). Ao leitor comum, enfim, convirá passar por cima deste prefácio e procurar desde logo entender um livro, que pela cla­reza, precisão e vida concreta do estilo a si mesmo se apresenta corno lido e autêntico "fenômeno" de ciência e artedescritiva.
PROF. LEONARDO VAN ACKER
Doutor cm Filosofia pela Universidade de Lovaina, Bélgica Catedrático da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

INTRODUÇÃO
Esta Psicopatologia geral que aqui apresentamos concisamente, é de estrutura pouco usual. Via de regra, urna psicopatologia geral consiste num sumário de sintomas, síndro­mes e descrições de doenças em geral; quando se descreve o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • perguntas importantes sobre o livro paciente psiquiátrico
  • O Paciente Psiquiátrico
  • Resumo paciente psiquiátrico
  • recuperando pacientes psiquiátrico
  • Fichamento
  • Projeto Terapêutico Singular de um paciente psiquiátrico
  • Van Den Berg
  • parecer sobre atuação com pacientes psiquiátricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!