Historia Econónica E Social Sebenta

7654 palavras 31 páginas
1- As Principais Características da Nova História
O conceito de nova história surge no inicio de sec. XX em França- a nouvelle histoire – inserida na chamada École des Annales, agrupada em torno da Revista Annales: ecónomies, societés, civilisations. E cujos fundadores foram Lucien Febvre e em Marc Bloch Costuma-se indicar o ano de 1929 como a data de nascimento da corrente de trabalho historiográfico que acabou por ser conhecida como a "Escola dos Annales".

A história passa a constituir uma corrente inovadora (Annales) despreza o acontecimento e insiste na história de “longa duração”; e preocupa-se com a análise da atividade econômica, a organização social e a psicologia coletiva., e não somente da vida politica fazendo desta forma da História uma ciência como outras das ciência humanas.

Os historiadores tradicionais defendiam um conceito de história como essencialmente uma narrativa dos acontecimentos, assim a historiografia positivista do séc. XIX é a dos "fatos" estabelecidos mediante os documentos, dedutivista, narrativa, ao passo que a nova história está mais preocupada com a análise das estruturas, ou seja, a nova história não estuda épocas, mas estruturas particulares., o conceito de “História de Longa Duração” em oposição uma história dos acontecimentos que se insere no tempo curto (concepção positivista). Os positivistas consideravam que a História,: é formada pelos fatos cronológicosque são objectivos e verdadeiros. e não necessoitam da análise e contributo explicativo do historiador para serem precebibos ou seja não faz juizos de valor e pessoais nem tão pouco questiona ou valida os factos o saber histórico tem origem no próprio conteudo dos fatos.

Com a nouvelle historie passa-se a uma análise de uma história estrutural de longa duração, que põe em causa os séculos isto é, a história sob a influência das ciências sociais realizou uma revolução epistemológica quanto ao conceito de tempo histórico.
Para o historiador, segundo

Relacionados