historia do pensamento economico

Páginas: 12 (2835 palavras) Publicado: 26 de junho de 2014
1 Explique os principais pressupostos da doutrina mercantilista
2 Explique a relação existente entre aumento populacional, salários e preços para os mercantilistas
3 Analise a fala deMandeville citada por Brue (2005: 16) e correlacione-as às políticas governamentais do Brasil a partir dos primeiros anos da década de 1990.
4 Destaque os principais pressupostos do pensamentoeconômico de JeanBaptiste Colbert e explique porque ele pode ser considerando um dos expoentes da doutrina mercantilista.
5 Explique os principais pressupostos do pensamento econômico de Petty e a sua famade predecessor de economistas contemporâneos, sobretudo os de orientação keynesiana em relação ao trabalho e o Estado.
I – MERCANTILISMO

1. Para Heckscher o mercantilismo preserva idéias da Idade Média e jácontém idéias do período liberal posterior. Em relação à economia internacional e à economia nacional, explique estas relações.
2. O mercantilismo evoluiu ao longo do tempo, mas preservou algumas idéias essenciais que lhe dão unidade. Comente algumas destas idéias ou características.
3. As políticas mercantilistas correspondiam aos interesses dos mercadores, dos governos nacionais e também foramprovocadas, em muitos momentos, por crises econômicas. Comente e dê exemplos sobre como isto poderia ocorrer.
4. O que foi a teoria bulionista?
5. Quais as principais características do colbertismo?
6. Qual a política tributária em geral proposta pelos mercantilistas para importações de bens de consumo final, importações de insumos não existentes no país e para exportações de bens de consumofinal? Em relação à balança comercial, qual o sentido desta política?
7. Qual o sentido da política colonial para o mercantilismo?
8. Para os autores mercantilistas o lucro tinha origem nas trocas ou na produção? Como explicar esta visão?
9. Por que um saldo positivo da balança comercial poderia enriquecer um país, segundo as idéias mercantilistas?
10. Por que o comércio externo poderiaenriquecer os reinos e o comércio interno não, para os mercantilistas?
11. Para os mercantilistas a moeda é neutra ou tem um papel ativo no desenvolvimento econômico? Qual a relação da oferta de moeda com a taxa de juros, segundo as idéias mercantilistas?
12. Em que circunstâncias pode-se dizer que as políticas mercantilistas tiveram alguma eficácia? Em que país estas tiveram os melhores resultados? Porque?
13. Quais os aspectos das políticas mercantilistas defendidas por Keynes? Nesta discussão, Keynes e os liberais partem de pressupostos distintos sobre se a economia está abaixo ou no pleno emprego. Comente.
14. Algumas políticas mercantilistas ainda podem ter alguma atualidade ou influência? Por que estas políticas tiveram ou têm maior influência em países ou setores econômicos dedesenvolvimento retardatário ou em épocas de crise econômica e não em países ou setores desenvolvidos?

II – FISIOCRACIA

15. Para os fisiocratas existe uma ordem natural governando a economia. Qual o papel da teoria econômica e das ações econômicas dos governos neste contexto?
16. Por que os fisiocratas defendiam o liberalismo econômico, de acordo com sua teoria e no contexto em que viviam?(Responda em relação aos dois aspectos.)
17. O que são atividades produtivas e improdutivas na economia, de acordo com os fisiocratas?
18. Qual a unidade de medida que os fisiocratas usam para mensurar o excedente econômico? Dê um exemplo para demonstrar a geração de excedente em uma atividade e a não geração em outra. O excedente surge da produção ou da circulação de mercadorias? O que gera o excedenteé o trabalho, a utilidade ou a natureza?
19. Qual o sistema tributário ideal segundo os fisiocratas, em linhas gerais? Por que?
20. Segundo a escola fisiocrata, quais as classes sociais atuantes na economia? O que diferencia cada classe em termos econômicos? Qual a função econômica dos proprietários de terra?
21. Por que os fisiocratas classificam a classe agrícola como exercendo uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do pensamento economico
  • Hunt
  • História do Pensamento Econômico
  • História do pensamento econômico
  • Fichamento História do Pensamento Economico
  • Historia do pensamento econõmico
  • História do pensamento economico
  • História do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!