HISTORIA DE GUIRATINGA

6315 palavras 26 páginas
HISTÓRIA DE GUIRATINGA
ASPECTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS
LOCALIZAÇÃO
Guiratinga está localizada na meso-região sudeste Mato-grossense, micro-região de Tesouro, ocupa uma área de 5.695 km2, ficando distante da capital cerca de 317 km por rodovia asfaltada.
A sede do município fica a 520m acima do nível do mar e limita-se com os municípios de Tesouro, Torixoréu, Araguainha, Alto Garças, Pedra Preta, São José do Povo, Poxoréo e Pontal do Araguaia.
Sua topografia é bastante irregular, apresentando áreas planas, formadas de chapadões, áreas com aclives e declives bastante acentuados, constituídas de terrenos rocitosos.
A pedologia municipal é formada por areia quartizosa, solos litólitos, podzólicos e latossolos.
O município é recortado por rios das Bacias Tocantins/Araguaia (Garças, Bandeira e Diamantino) e Platina (Prata, Areia, Floriano), entre outros.
Dando ensejo a formação de grandes matas e áreas agricultáveis. Seu clima é agradável e está incluído na categoria “tropical úmida”.

VIAS DE ACESSO
Rodovias que servem o município – MT 270 – totalmente pavimentada e sinalizada, interliga-se com a BR 163 e BR 364, ligando os municípios, Guiratinga à Barra do Garças, Rondonópolis e Cuiabá.
MT 110 – Interliga-se a BR 070, ligando os municípios de Alto Garças, Tesouro, Primavera do Leste, Goiânia. MT 107 – Interliga-se a MT 130 e a BR 070, ligando aos municípios de Poxoréo, Primavera do Leste.
Distâncias: 322 Km da Capital Cuiabá, 110 Km de Rondonópolis, 100 da Br 070, 240 Km de Barra do Garças e 800 Km de Brasília.
HISTÓRICO
A história de Guiratinga deve ser contada a partir do século XIX (1890) sinalada pelas incursões de Antônio Cândido de Carvalho, através do Leste Mato-grossense, desbravando e ajudando a construir vários povoados.
Em seguida a Missão Salesiana no Brasil, aos 18.06.1894 estabeleceu, uma de suas dependências no lugar denominado “Merure” em pleno centro dos índios bororos, e essa dependência denominou-se “Colônia Indígena Sagrado Coração de Jesus”

Relacionados

  • Suiinocultura
    98244 palavras | 393 páginas