Historia da fisioterapia

Páginas: 7 (1665 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
Introdução
A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendi-mento da funcionalidade humana. O profissional fisioterapeuta estuda, diagnostica, prognostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Mais para que aprofissão tenha chego onde está hoje passou por diversas variações, e é isso que vamos ver. Destacando seu desenvolvimento no período da antiguidade, na Idade Media, ao Renascimento, na industrialização e no século XX.
















Antiguidade
Na Antiguidade (4.000 a.C a 395 d.C), já havia uma grande preocupação com as pessoas que apresentavam dores físicas, chamada na época de“diferenças incômodas”. Havia então uma preocupação em eliminar essas dores, essa “diferença incomoda”, por meio de recursos, técnicas, instrumentos, procedimentos. O agente físico (como exemplo, a eletricidade dos “peixes elétricos” ou os movimentos do corpo humano) eram um dos instrumentos utilizados para eliminar ou reduzir as “diferenças incomoda”. Nesta época a maior preocupação de utilizaros agentes físicos era com o tratamento de morbidades (taxa de portadores de determinada doença em relação ao número de habitantes sãos, em determinado local e em determinado momento). Segundo Linderman, Teirich-Leube e Heipetz a utilização do meio terapêutico, as formas de movimento vinha há vários séculos antes da era cristã. Acredita-se que o uso da ginástica no principio erautilizada por sacerdotes, e que era empregada com fins terapêuticos. Como por exemplo, os movimentos do organismo que quando eram estudados utilizavam os para tratamento de disfunções orgânicas já ali instaladas. Alguns comentários relacionados ao aspecto da evolução deste estudo dão força para está afirmação. O imperador chinês Hoong-Ti como exemplo criou uma espécie de ginástica curativa no anode 2698 a.C, essa ginástica continha exercícios respiratórios e que evitavam a obstrução de órgãos. Galeno (130 á 199 d.C) também informa que conseguiu corrigir o tórax deformado de um rapaz, por meio de uma ginástica planificada do tronco e dos pulmões. Da para perceber por meio desses relatos que o que as pessoas queriam era basicamente curar indivíduos que apresentas “diferenças incomodas”.
 Idade Media
Na idade média (Séculos IV á XV) predominou em todos os setores da sociedade uma concepção de “organização providencial”, uma ordem social estabelecida no plano divino. A organização dos Estados e a organização social era um reflexo de tal concepção. Nesta época os homens se organizavam hierarquicamente em Clero, Nobreza e população (camponeses). A cada um cabia uma função que eraestabelecida pela ordem divina. Os camponeses deveriam trabalhar a nobreza guerrear e o clero cumprir com os serviços divinos, também tendo o poder de decidir qual o caminho que a sociedade poderia, ou deveria tomar. Nesta época qualquer acesso a condições melhores de educação, saúde ou conforto que as pessoas procurassem ter eram condenadas, pois era considerado usura (Avareza/Ganância). Apartir de então uma interrupção nos estudos da saúde ocorreu, pois o corpo começou a ser considerado inferior, e a nobreza e o clero começaram a ter interesse por uma atividade física que fosse dirigida ao objetivo de aumentar a potência física. O aspecto de o corpo ser considerado inferior veio dos conceitos religiosos, da época que valorizavam o culto da alma e do espírito. Já o aspectode aumentar a potência física caracteriza o inicio de novas formas de aplicações de exercícios e novas formas de utilização desses. Ai então o exercício voltado a cura estava no momento inibido, pois a nobreza e o clero definiram outras finalidades as atividades físicas(o aumento da potencia física), já para os burgueses e trabalhadores os exercícios serviam apenas como diversão, pois era o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da fisioterapia
  • Historia da fisioterapia
  • historia da fisioterapia
  • História da Fisioterapia
  • historia da fisioterapia
  • A historia da fisioterapia
  • a historia da fisioterapia
  • Historia da fisioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!