historia da eduucação

662 palavras 3 páginas
Capítulo VII “A ética do gênero humano”

Este capítulo interliga-se ao capítulo III do livro, quando cita a concepção complexa do gênero humano. Nosso saber fala sobre a tríade indivíduo/sociedade/espécie, estes três elementos são mais do que inseparáveis, são co-produtores uns dos outros. Portanto qualquer concepção do gênero humano que se faça, significa colocar o desenvolvimento em conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentido de pertencer a uma espécie humana. Diante a esta tríade complexa, é onde desenvolvemos a consciência humana, e tal é a base para ensinar a ética do futuro.

1.O Circuito Indivíduo/Sociedade - Ensinar a democracia
Como já foi dito anteriormente, esse três elementos caminham juntos, por isso a sociedade e os indivíduos devem desenvolver-se e controlarem-se juntos.
Nesta parte do texto Morin quer chamar a atenção para como ensinar a democracia, na sociedade, ele diz: que a democracia é uma máquina de poder e controla os indivíduos, submetendo-os a um regime político, sem muitas expressividades, ou seja, uma democracia autoritária. Diferentemente daquelas sociedades que realmente são democráticas, onde o cidadão é responsável, e pode exprimir seus desejos e interesses.

1.1 Democracia e complexidade
A democracia não é simples, pois os cidadãos devem são obrigados á se submeter a uma soberania e a uma autolimitação em relação à obediência das leis. Ao mesmo tempo essa mesma, comporta o poder do Estado, assim garantindo os direitos individuais e a proteção a vida privada.
Na democracia é necessário cidadãos que acreditem realmente nela, e que também respeite as regras impostas por ela. Porém necessita também da diversidade de idéias e de interesses, e o quanto é importante proteger as informações e estas idéias da mídia, para salvar a vida democrática.
Morin quis dizer, que a democracia é complexa. E os desenvolvimentos dessas complexidades políticas, econômicas e sociais acabam nutrindo nos avanços

Relacionados

  • RESUMO POR CAPITULO EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO
    9118 palavras | 37 páginas