historia da contabilidade

Páginas: 7 (1650 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
Introdução:
Neste estudo,pretende se acompanhar o desenvolvimento da história da contabilidade ao longo do tempo,tem como objectivo estudar a evolução da contabilidade.
A palavra contabilidade provém etimologicamente de conta,esta por sua vez originada do latim computum,que significa,cálculo,contagem,que tem todas a mesma raíz. A contabilidade nasceu de uma necessidade prática que é registarcertos factos da vida económica.
A história da contabilidade é a história da civilização: são caminhos paralelos. A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana. O homem observou que era preciso controlar,administrar,e preservar seus bens e que poderia atravéz desse controle obter lucros e foi assim que surgiu a contabilidade.
A história da contabilidade tem evoluído com a históriado homem,é uma ciência que tem crescido ao longo dos anos,pois a informática é uma ferramenta essencial para a contabilidade.











Evolução histórica da Contabilidade
Origem:
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo pois, está ligada ás primeiras manifestações humanas da necessidade social,afirma se que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homosapiens,pois os historiadores fazem remontar os primeiros sinais objectivos da existência contábil aproximadamente há 4.000 anos A.C. Antes disso o homem primitivo praticava de uma forma rudimentar a Contabilidade.
Com o uso da sua arte o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial em inscrições,em paredes e também em pedaços de ossos. Logicamente,a sua evolução foi lenta até o aparecimentoda moeda. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples reguistros ou relatórios sobre o facto,mas as cobranças de impostos,nas Babilónia ja se faziam em escritas embora rudimentares. Os registos contábeis nasceram com a constante preocupação com as propriedades e riquezas,aperfeiçoando seu instrumento deavaliação dos patrimónios. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade do controle.
A contabilidade teve o seu florescer, como disilplina, Italia(veneza,Génova,Pisa e outras). A contabilidade nasceu de uma necessidade prática:registar certos factos da vida económica.
Uma das figuras incontornáveis da contabilidade é Frei Luca Pacioli (a 1446-1517)FradeItaliano,foi o primeiro que divulgou o metódo digrafico,as partidas dobradas – a partida doppia sob o título Tratactus particularis de computis et scriptures em 10.11.1494,onde Pacioli declara que o maior objectivo da contabilidade é fornecer ao dono a informação sobre os seus bens (o activo) e as suas dívidas (o passivo).
É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito,ou seja,ascompras,vendas e trocas eram á vista.O desenvolvimento do papiro e do cálamo no Egipto facilitou o registro de informações sobre negócios.
A evolução da contabilidade pode se resumir da seguinte forma:
Contabilidade do mundo antigo: (ou contabilidade empírica): Período que inicia com as primeiras civilizações até 1202 da era cristã,onde os primeiros registros processaram se de forma rudimentar,na memóriado homem.
Contabilidade do mundo medieval: Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494,quando apareceu a obra de Frei Luca Paciolo,enfatizando que á teoria contábil do débito e credito corresponde a teoria de números positivos e negativos.
Contabilidade do mundo moderno:período que vai de 1494 até 1840,com o aparecimento da obra marcante na história da Contabilidade da autoria FranscescoVilla.
Contabilidade do mundo cientifico: período que inicia em 1840 e continua ate nos dias de hoje.
A contabilidade nos dias de hoje é vista como um sistema de informação indispensavel para a tomada de decisão pois ela constitui o interface entre a fonte de informação,a organização e os utilizadores dessa mesma informacão.
Para explicar a razão do ser da contabilidade,a caracterização do seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia contabilidade
  • A História da Contabilidade
  • História da Contabilidade
  • História da contabilidade
  • Historia da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!