Historia da Cartografia

Páginas: 14 (3264 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
 Introdução
Origem da cartografia
*A cartografia na antiguidade
Podemos dizer que a cartografia surgiu na antiguidade, pois encontramos representações de mapas na Grécia Antiga, Império Romano, Mesopotâmia, entre outros povos da antiguidade. Evidentemente que os cartógrafos da época antiga não tinham muitos recursos para produzirem mapas com precisão. Os mapas antigos eram repletos deimperfeições, principalmente, no que se refere à proporcionalidade. Mesmo assim, serviam de referência para viajantes e comerciantes da época, que necessitavam muito destas informações para planejarem suas viagens.
*A cartografia na Idade Média
Neste periodo, a cartografia se desenvolveu bastante no mundo Arabe e na China devido principalmente aos objetivos expansionistas desses paises. A cartografiaainda era chamada de "Cosmografia" e sofreu grande retrocesso , a igreja passou a influenciar na representação do mundo que segundo eles ( concepção religiosa ), que não admitia a Terra ser esferica e sim de um disco plano circundado de água.
As diferentes visões e concepções da Terra e Mundo
*Visão Geocêntrica x Visão Heliocêntrica
O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionoumuitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo, desenvolvida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu; e a teoria do Heliocentrismo, formulada por Nicolau Copérnico. Veja as características de cada uma dessas teorias.
Modelo Geocêntrico

A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada peloastrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela. Os astros estariam fixados sobre esferas concêntricas e girariam com velocidades distintas. Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio,Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. O Geocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas. No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestada por Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo.
Modelo Heliocêntrico

O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido peloastrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A sucessão de dias e noites é uma consequencia do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo.
O modelo, também chamado de sistema copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica,que adotava a teoria do Geocentrismo, elaborada por Ptolomeu. A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica.
*Dicutindo a forma da terra
Em 1692, o astrônomo inglês Edmund Halley propôs um modelo no qual a Terra seria composta por quatro esferas concêntricas. Seu propósito era explicar odeslocamento dos pólos magnéticos e outras anomalias que causavam interferência nas bússolas.
Depois de notar que o campo magnético da Terra varia lentamente, Halley teorizou que a Terra era constituída de uma casca com um núcleo, cada um com diferentes pólos norte e sul magnéticos e velocidades de rotação, o que explicaria as variações no campo magnético em diferentes partes da Terra e odeslocamento do pólo norte magnético. Apoiou-se também em estimativas errôneas da massa da Terra por Isaac Newton, que sugeriam que a Terra tinha apenas 55,5% da densidade da Lua.
Mais tarde, para ajustar sua teoria a novos dados, Halley supôs três núcleos internos um dentro do outro. Segundo ele, estes núcleos eram do tamanho de Vênus, Marte e Mercúrio - mas subestimou o tamanho de Vênus, visto que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Cartografia
  • Historia da cartografia
  • História da cartografia
  • A história da cartografia
  • A Historia da Cartografia
  • História da Cartografia
  • História da Cartografia
  • história da cartografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!