Historia da cartografia

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2014





Evolução da Cartografia Portuguesa
Obras fundamentais








João Filipe Rocha Santos
Aluno a21009384 - EPC
Porto, 6 de Janeiro de 2014




INDICE


INTRODUÇÃO 3

I. Obras Fundamentais/Fontes 4

II. Inicio daCartografia Portuguesa:

do Mediterrâneo ao Atlântico. 6


CONCLUSÃO 8

BIBLIOGRAFIA 9








Introdução


O tema do trabalho é sobre a evolução daCartografia Portuguesa, e foi realizado no âmbito da disciplina de Geografia e Cartografia.
Com o presente trabalho pretendo abordar o início da cartografia portuguesa e a importância da mesma no séc. XV.
Para a sua concretização, comecei por apresentar as obras fundamentais e os respetivos autores mais marcantes dentro do conhecimento cartográfico passando pelo início da cartografia portuguesa: doMediterrâneo ao Atlântico, aflorando a questão das origens e sua controvérsia, assim como apresentamos também cinco espécimes cartográficas portuguesas dos finais do séc. XV, e, finalizamos, relevando a importância da cartografia do séc. XV.














I – Obras Fundamentais/Fontes

As obras fundamentais sobre a cartografia Portuguesa, segundo este artigo, começam a ganharforma através de quatro cientistas que se debruçaram no desenvolvimento do conhecimento cartográfico. Por ordem cronológica, a primeira pessoa a citar é Visconde Santarém (diplomata) que entre 1841 e 1849 publicou três grandes Atlas, tendo-se ainda conhecimento de 180 cartas dispersas por 300 bibliotecas, relativas a espécimes Portuguesas e Estrangeiras. A sua obra não se cingiu só à CartografiaPortuguesa, uma vez que abarca as descobertas ao longo da costa Africana.
Porém é graças à obra de Armando Cortesão (engenheiro agrónomo), que a Cartografia e os Cartógrafos Portugueses seriam reconhecidos intra e extra-fronteiras. É considerado o iniciador da moderna História de Cartografia em Portugal e editou duas grandes obras, também editadas em inglês e que se intitulam, Cartografia eCartógrafos Portugueses dos Séculos XV e XVI (1935) e História da Cartografia Portuguesa, I e II (1969 e 1971).
Mas é em 1960-62 que A. Teixeira Mota (oficial da armada) em co-autoria com A. Cortesão se encarregou de publicar a fonte mais importante para o estudo da Cartografia Portuguesa, Portugaliae Monumenta Cartographica.
Importa também referir, Luís Albuquerque (matemático), que durante maisde 50 anos se dedicou a este campo científico e que o seu falecimento em Janeiro de 1992 constituiu uma perda para a história da ciência.
Apesar de após a segunda Grande Guerra, a Cartografia e a sua história se terem tornado numa disciplina académica independente, ainda hoje é considerada um misto entre ciência e técnica e os poucos estudos que são realizados por geógrafos são muito dirigidospara a cartografia terrestre e baseiam-se essencialmente em fontes já publicadas.




No âmbito das comemorações dos Descobrimentos, foram divulgados alguns estudos de geógrafos e historiadores. Sendo que a Cartografia dos séculos XVII a XIX, continua mal conhecida. Contudo acervos Cartográficos importantíssimos encontram-se em Lisboa e são passíveis de serem consultados, nomeadamente, oArquivo Histórico Militar, Arquivo do Instituto Geográfico e Cadastral, Arquivo de Sociedade de Geografia de Lisboa, Arquivo da Biblioteca Nacional e Arquivo Histórico Ultramarino. Acrescente-se ainda, colecções existentes no Porto, Coimbra e Évora.
No que concerne à Cartografia Portuguesa produzida nos Séculos XVII a XIX, referimos a existência em arquivos estrangeiros, sobretudo Madrid, Paris e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Cartografia
  • Historia da Cartografia
  • História da cartografia
  • A história da cartografia
  • A Historia da Cartografia
  • História da Cartografia
  • História da Cartografia
  • história da cartografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!