Historia da africa

Páginas: 2 (271 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
Atividade: África como berço da Humanidade
Os livros de História do ensino fundamental e Médio, ainda deixam a desejar no tocante ao ensino da História africana.Em meio a tanto abandono a cultura afro alguns livros surpreendem com algumas abordagens, de acordo com os livros adotados no ensino médio em especial o do segundoano que traz alguns capítulos mostrando a importância da história da África principalmente os grandes reinos e claro isso, desmistifica sobre o papel que tem ahistória pré-colonial e a influência cultural desses povos em nosso território.
Já em outros livros como é o caso do primeiro ano do ensino médio trata apenas dapré-história citando vagamente a importância do estudo dos povos nômades como sendo a África berço da civilização. A coletânea que antes era adotada para o ensino médiopouco se falava da história da África deixando de lado a importância desses povos e citando a proximidade histórica com os povos orientais, como é ocaso do Egito epovos da costa do magreb que tiveram a influencia mediterrânea. Entretanto, estas novas coletâneas de livros didáticos tem apontado mesmo que timidamente uma novavisão sobre o estudo da história africana.
Assim, diante de tudo isso podemos dizer que estamos aos poucos quebrando o preconceito com o modelo de históriacontada nas escolas, esperamos que com isso possamos construir junto com os educandos uma visão menos eurocêntrica e mais humanizada respeitando os valores culturais dopovos africanos e abrindo a história do nosso país para aqueles que tanto fizeram e não foram reconhecidos a não ser pelo açoite do chicote e das senzalas sujas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da Africa
  • História da Africa
  • a historia da africa
  • Historia dá África
  • Historia da africa
  • História da Africa
  • historia da africa
  • historia da africa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!