Asadadasd

2580 palavras 11 páginas
ENTREVISTA
FA R M A C Ê U T I C A M A G I S T R A L G I L S I A N E P I O N E R Z U N I N O

A Farmácia Magistral no contexto da saúde

O fenômeno do crescimento, a busca pela qualidade dos produtos e pela qualificação dos serviços farmacêuticos e as possibilidades do setor magistral são alguns dos temas abordados na entrevista com a farmacêutica Gilsiane Pioner Zunino.

Pelo jornalista Aloísio Brandão, Editor desta revista.

O Brasil tem um contexto sanitário tão complexo, quanto desigual. Aqui, floresce uma das mais avançadas medicinas do mundo, apta a desenvolver, com absoluto sucesso, pesquisas de ponta em oncologia capazes de nutrir esperanças na cura do câncer, ou de fazer as mais sofisticadas cirurgias cardiovasculares. Mas o País não consegue erradicar doenças simples, como as verminoses, nem garantir a universalidade do acesso da população aos medicamentos. O Brasil tem o maior e um dos mais belos sistemas de saúde pública do mundo, o SUS (Sistema Único de Saúde), concebido sob o princípio da solidariedade (muitos contribuem para que todos usufruam), mas o espírito da universalidade, que deve norteá-lo, é um sonho não concretizado, ainda. Neste contexto, que papel estaria reservado à Farmácia Magistral?

44

Pharmacia Brasileira - Maio/Junho/Julho/Agosto 2007

ENTREVISTA
FA R M A C Ê U T I C A M A G I S T R A L G I L S I A N E P I O N E R Z U N I N O

Os medicamentos manipulados seriam uma alternativa às dificuldades de acesso? Qualidade e preços, eles têm, como têm qualidade, também, os serviços farmacêuticos prestados na dispensação, segundo garante a farmacêutica gaúcha Gilsiane Pioner Zunino. Integrante da Comissão Magistral do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, a Dra. Gilsiane faz uma radiografia do segmento, explica o fenômeno do seu crescimento e analisa a legislação pertinente. Aliás, a Comissão de que faz parte desenvolveu um estudo comparativo sobre as RDCs 33/2000 e 214/06, que dispõem sobre o setor. Gilsiane deu

Relacionados

  • Asadadasd
    5219 palavras | 21 páginas